A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 habilidades que um bom líder de chão de fábrica deve ter

líder de chão de fábrica.png
Existem habilidades que todo bom líder de chão de fábrica deve ter para melhor liderar sua equipe, trazendo benefícios para a indústria. Confira.

Você já parou para pensar o quão importante é o papel de um líder de chão de fábrica para as indústrias? Hoje em dia ele é protagonista desse novo momento do setor industrial, como abordaram as palestras da segunda edição da Indústria Xperience.

Independentemente do ramo de atuação, é fundamental que as indústrias invistam em desenvolver os líderes de chão de fábrica, já que eles são os responsáveis por liderar e gerir equipes visando a máxima eficácia.

O mais interessante é que todo bom líder de chão de fábrica deve possuir 6 habilidades de maior importância que, quando presentes, contribuem com a melhoria contínua dos processos e permite uma boa condução da equipe de trabalho.

Para indicar quais são essas habilidades, conversamos com dois especialistas na área: Thiago Coutinho, CEO da Voitto, e Thayse Ferro, Coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreira - IEL/AL.  

1. Ser líder de chão de fábrica através do exemplo

Imagine um determinado líder de chão de fábrica que não respeite prazos, não faça uso de EPI 's e está sempre atrasado para as reuniões. Certamente, seus liderados seguirão os mesmos hábitos e será muito difícil corrigir esses erros no futuro, não é verdade?

Para Thiago Coutinho, um bom líder é aquele que inspira seu time por meio de bons exemplos. “Essa é uma de suas habilidades mais importantes”, diz o CEO da Voitto.

Além disso, a forma de falar, se comportar diante das situações adversas, utilizar equipamentos de proteção, e respeitar a cultura organizacional são comportamentos que o líder precisa garantir e estão aderentes ao que ele solicita para seu time, uma vez que a tendência é os liderados usarem o líder como referência.

Esse estilo de liderança deve ser contínuo, em várias dimensões da vida, para que possa ser coerente”, complementa Thayse Ferro.

2. Desenvolver habilidades de liderança de forma contínua

Um grande profissional é aquele que nunca para de estudar e está sempre antenado às tendências do mercado, além de novas estratégias, metodologias e habilidades requisitadas.

Mas para saber quais habilidades necessitam ser desenvolvidas, Thayse Ferro salienta que o líder de chão de fábrica precisa ter uma clara percepção das suas competências, emoções, pontos fortes e fracos.

Um líder que tem consciência do efeito que seus sentimentos têm sobre si mesmo fará um esforço para expressar suas emoções de forma adequada com a equipe, mesmo quando o contexto é desagradável”.

3. Saber ouvir e observar

Saber ouvir é um grande desafio para todo líder de chão de fábrica. Isso exige a disposição de parar e ouvir com atenção, principalmente quando as atividades do dia a dia pedem agilidade para resolver tudo.

Quando o líder observa como seu squad trabalha e reage diante das decisões e estimula conversas que são acessíveis, ele estabelece conexões baseadas em confiança que irão refletir nos resultados da equipe”, indica Thiago Coutinho.

Essa é uma habilidade que todo líder deve ter, pois:

  • Gera uma relação de confiança com os colaboradores;
  • Permite que o líder de chão de fábrica tenha informações do que está acontecendo, podendo se antecipar às soluções; e
  • Demonstra abertura para novas ideias e sugestões de melhoria.

4. Ter capacidade técnica e conhecimento tecnológico

No chão de fábrica, é extremamente importante que o líder possua um vasto conhecimento técnico, principalmente para conseguir auxiliar sua equipe na resolução de diferentes problemas da indústria, como explica a Coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreira da IEL/AL.

Garantir maior qualidade e produtividade com baixo custo são algumas das preocupações dos líderes de chão de fábrica, por isso ter competência técnica é fundamental, uma vez que as atividades desenvolvidas exigem conhecimentos técnicos e tecnológicos por parte do líder”.

Além disso, para o CEO da Voitto “o líder deve estar a par das principais tendências do mercado e em constante aprendizado com as metodologias, ferramentas e softwares vigentes dentro deste ambiente”.

5. Saber comunicar informações para a equipe

Manter as equipes de trabalho bem informadas sobre a missão, visão, e valores da empresa torna o time informado, envolvido e sempre motivado com o propósito institucional. Também facilita a construção de planos de ação da fábrica.

Cabe ao líder do chão de fábrica manter seus colaboradores sempre informados a respeito dos rumos da empresa, estratégias adotadas, resultados alcançados e metas globais da companhia”, indica Coutinho.

Além disso, deixar o time informado sobre os produtos do portfólio, metas, e projetos futuros também desperta o sentimento de pertencimento de colaboradores, que é essencial para trazer bons resultados.

No entanto, a coordenadora do IEL/AL indica que essa relação não deve acontecer na forma de cobrança do líder para seu colaborador, e nem de modo que pareça “forçado” ou como forma de obrigação. "A comunicação deve permitir um entendimento claro sobre a atividade e não uma forma de obrigação”, diz.

6. Delegar tarefas é essencial

Delegar é preciso! Para alcançar os objetivos da produção industrial, é necessário executar muitas responsabilidades e, ainda, cuidar das pessoas.

Assim, para cumprir prazos e alcançar resultados positivos, o líder de chão de fábrica deve delegar algumas de suas responsabilidades. Para tanto, a equipe precisa estar qualificada a fim de garantir que os objetivos empresariais sejam cumpridos.

Outro fator importante citado no momento de delegar tarefas é ter uma comunicação clara sobre o que deve ser feito, quando e como fazer. “Um bom líder desenvolve pessoas para ser tão boas quanto ele, então delegar passa a ser fácil”, completa Ferro.

Um bom líder é aquele que consegue extrair a melhor versão do seu time e fazer com que a produtividade aumente com resultados cada vez melhores, escolhendo pessoas certas, sendo aberto às sugestões e possuindo uma didática muito clara", finaliza Coutinho.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar