A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

painéis elétricos industriais

Painéis elétricos industriais: benefícios e aplicações

Veja o que são os painéis elétricos industriais, conheça seus benefícios e aplicações e saiba porque são essenciais para a segurança do setor industrial.

Os painéis elétricos industriais são equipamentos amplamente utilizados por indústrias, independentemente do porte. Porém, estes devem apresentar capacidade técnica de alto padrão em segurança e em qualidade, permitindo que a energia elétrica seja melhor utilizada por toda a indústria.

Também conhecidos como painéis de correção de potência ou banco de capacitores, bons painéis elétricos industriais são de grande valia para garantir a segurança da produção e otimizar o consumo, podendo reduzir em até 50% os gastos com energia elétrica. Veja quais são os principais painéis que as indústrias podem utilizar, conheça seus benefícios e suas principais aplicações.

O que são painéis elétricos industriais?

Todo painel elétrico é um equipamento que recebe e distribui a energia elétrica para toda a Indústria. “A função central desse equipamento é proteger a instalação elétrica através de dispositivos especiais, evitando acidentes como sobrecarga, sobretensão e incêndios”, diz Fábio Amaral, sócio diretor da Engerey Painéis Elétricos. Amaral explica que este equipamento também é utilizado para controlar cargas elétricas nas indústrias.

Dessa forma, os painéis elétricos industriais são equipamentos aplicados para garantir maior automatização de todo o processo industrial. Além disso, os softwares utilizados não podem permitir falhas no sistema, pois isso levaria à paralisação dos processos de trabalho na indústria, ocasionando eventuais prejuízos.

Tipos e aplicações dos painéis elétricos industriais

Para uso industrial, há vários tipos e modelos de painéis elétricos industriais que atendem às diferentes necessidades dentro de cada projeto industrial. Mas, mesmo com tantas diferenças, todos os painéis devem seguir as principais normas técnicas e regulamentações de segurança do segmento.

Neste sentido, Fábio Amaral ressalta que os painéis elétricos destinados às indústrias, geralmente, são usados para:

  • Distribuição;
  • Acionamento de motores;
  • Bancos de Capacitores.

Quadros de distribuição

Os Quadros de Distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e, também, à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos. “Esta proteção é feita por meio de disjuntores, com a inclusão de DRs e DPS”, complementa Amaral.

Painéis elétricos para acionamento de motores

Já os painéis elétricos industriais para o Acionamento de Motores, também chamados de Centro de Comando de Motores (CCM), podem ser convencionais ou inteligentes. O CCM Convencional é um painel elétrico em que ficam alocados os dispositivos de proteção e acionamento dos motores de máquinas e equipamentos em uma indústria. “Eles possibilitam o seccionamento e a manobra de cargas e garantem a proteção dos motores”, diz o sócio da Engerey.

Além disso, Amaral explica que o quadro corretamente dimensionado e executado é essencial para a segurança do operador de máquinas, pois os comandos ficam centralizados em um painel e com as proteções necessárias. O CCM Inteligente, por sua vez, possui todas as características do painel convencional, e ainda é conectado a uma rede de comunicação, o que permite o controle das cargas à distância (de modo online).

Para isso, esse tipo de painel elétrico utiliza partidas integradas inteligentes, inversores de frequência, soft starters com comunicação, controladores programáveis que interagem com uma série de parâmetros, sensores ou medidores digitais de grandezas elétricas. “Assim, este quadro elétrico gera completos diagnósticos que localizam com precisão os problemas na produção de modo que se possa saber onde e como interferir, eliminando desligamentos desnecessários”, completa Amaral.

Banco de Capacitores

Por fim, os Bancos de Capacitores são painéis elétricos industriais destinados à correção do Fator de Potência. “O Fator de Potência é a relação entre as três potências existentes: reativa (kVAr), aparente (kVA) e a ativa (kW), que nada mais são do que denominações para as diferentes maneiras com que os equipamentos utilizam a energia elétrica”, explica Fábio Amaral.

Os Bancos de Capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos. Eles podem ser instalados por grupos de cargas, ou seja, em um setor com diversas máquinas para correção de fator de potência coletivo, ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido.

A instalação destes produtos pode levar à uma economia de até 50% nas contas de energia.

Benefícios destes equipamentos para o setor industrial

Dentre outras consequências, as mais comuns da ausência de bons painéis elétricos industriais são a geração de multas pela concessionária e o acréscimo indesejado na conta de energia. “Estes problemas são reflexo do mal aproveitamento da energia elétrica, que na maioria das vezes tem como origem o uso de um baixo fator de potência pelas cargas. É necessário então corrigi-lo, dimensionando e utilizando corretamente os equipamentos, ou instalando Bancos de Capacitores”, salienta o sócio diretor da Engerey Painéis Elétricos. “Os Bancos de Capacitores, por exemplo, levam à Indústria a alcançar a Eficiência Energética. Já os de Acionamento de Motores levam proteção, automação e praticidade no controle de máquinas”, conclui.

Por fim, os painéis elétricos industriais de distribuição são extremamente seguros, garantindo a distribuição com proteção da energia nas plantas industriais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar