Um dos setores que mais contribuem com a economia brasileira é certamente o industrial. Em 2022, por exemplo, a Indústria respondeu por 23,9% do PIB brasileiro. Em contrapartida, os números de acidentes ocupacionais dentro do segmento assustam.
De acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos últimos dez anos (2012-2021), 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil.
Neste período foram 6,7 milhões de notificações de acidentes de trabalho.
Para reduzir a ocorrência de acidentes, garantir a segurança do trabalhador é, além de uma necessidade, uma exigência prevista em lei.
Fundamental para qualquer empresa, a segurança do trabalhador envolve uma série de aspectos e cuidados que garantem a segurança e integridade física dos trabalhadores, atua também na prevenção das doenças ocupacionais e na fiscalização das companhias para que as exigências legais sejam cumpridas.
Neste material confira tudo sobre a importância da segurança do trabalhador na indústria, assim como a legislação que dita todas as regras dentro deste relevante segmento para a economia nacional.
Tudo sobre a Segurança do Trabalhador na indústria:
- O que é Segurança do Trabalho;
- Regulamentações e normas brasileiras;
- Vantagens da adoção de medidas de segurança;
- Equipamentos necessários para a segurança do trabalhador;
- Como reagir à acidentes de trabalho.