O aprendizado automático ou aprendizado de máquina é uma tecnologia baseada no processamento de um programa que reconhece padrões a partir de uma base enorme de dados, onde seu algorítimo é preparado para encontrar os valores que, estatisticamente, são os mais válidos dentro de um ou mais objetivos pré-estabelecidos.
A capacidade de se chegar a conclusões imitando o raciocínio humano, porém com grande velocidade, acuracidade e baseada em fontes múltiplas e inesgotáveis de dados, é o que chamamos de Inteligência Artificial.
Para realizar esta tarefa é necessário um grande poder de processamento com computadores de grande capacidade e performance, sendo hoje, na grande maioria das vezes, disponíveis em Cloud.
A grande vantagem do Machine Learning
A grande vantagem desta tecnologia está em poder realizar tarefas em um tempo extremamente curto se comparado ao que o ser humano poderia fazer, mesmo os mais competentes. Estas tarefas são em geral análises complexas de dados, de relatórios com milhares de páginas, fórmulas e equações de projeção, imagens micro e macroscópicas, como fotos do universo, e ainda uma infinidade de comparações tecnicamente inviáveis para nós, humanos.
Nunca antes na história tivemos nas mãos uma ferramenta que nos ampliasse tanto nossas capacidades de análise e decisão como essa. De forma a trazer gradualmente os benefícios desta tecnologia para o dia a dia dos seus clientes, a TOTVS criou sua plataforma de inteligência artificial, a Carol, em frentes específicas de negócio.
Um dos primeiros exemplos desta aplicação é o de “Diagnóstico de Vendas” no qual serão apresentados dashboards preparados para uma leitura clara e objetiva de seus usuários, dentre os quais:
– Análise de Forecast: apresenta o histórico de vendas e faz uma projeção do forecast para alcance da meta do período;
– Churn de cliente: avalia o comportamento de compras e financeiro dos clientes para apresentar quais estão em risco deixar a carteira da empresa;
– Ciclo de vida do produto: indicadores relacionados à taxa de queda das vendas dos itens, gerenciando obsolescência dos produtos;
– Análise de preços: como a elasticidade do preço está afetando as vendas e seu posicionamento no mercado;
– Devoluções e cancelamentos: quem são os clientes que estão realizando mais devoluções, de quais produtos e por quais motivos. Além de encontrar pedidos em risco de cancelamento, conforme as séries históricas, por exemplo aqueles colocados no final do mês que não serão efetivados;
– Potencial de crescimento de vendas: quais as possíveis ações e campanhas sobre esta base de clientes que poderão aumentar os resultados;
– Cross selling: Sugestão de criação kits de vendas possíveis, cruzando características dos produtos e das compras realizadas entre outros clientes.
Estas são algumas das pequenas tarefas que a Carol está preparada para atender os clientes da TOTVS, e ainda é pouco, pois com sua plataforma de “machine learning” muito mais está por vir.
*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS