A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gêmeos digitais na indústria siderúrgica: características e vantagens

Article-Gêmeos digitais na indústria siderúrgica: características e vantagens

Gêmeos digitais na indústria siderúrgica.png
Quais são as soluções que complementam essa tecnologia?

O conceito Digital Twins, ou gêmeos digitais no português, tem ganhado destaque nos últimos anos, se apresentando como uma revolução na maneira como a indústria concebe, desenvolve e gerencia sistemas complexos.

Essa inovação vai muito além de uma simples representação gráfica e afeta todos os segmentos industriais, inclusive a indústria siderúrgica.

Em resumo, o gêmeo digital é uma simulação dinâmica e em tempo real de um objeto físico, processo ou sistema, espelhado digitalmente. A ideia dos gêmeos digitais é criar uma réplica exata de um ativo físico, permitindo simulações, testes e diagnósticos.

Na indústria siderúrgica, por exemplo, pode-se recriar uma peça, uma máquina, ferramental, etc. A respectiva réplica é alimentada por dados em tempo real, provenientes de sensores que são instalados no objeto físico, a fim de proporcionar a desejada representação virtual de maneira precisa.

Benefícios dos gêmeos digitais na indústria siderúrgica

O uso dos gêmeos digitais impacta diretamente a indústria siderúrgica, principalmente, possibilitando o monitoramento contínuo do desempenho das máquinas e equipamentos. Ajuda também com a identificação proativa de falhas, otimização de processos e manutenção preditiva.

Essa tecnologia, que integra IoT (Internet das Coisas), Inteligência Artificial e realidade aumentada, não apenas aumenta a eficiência operacional na siderurgia como também ajuda a redefinir a maneira como as empresas concebem, monitoram e interagem com a demanda.

À medida que a tecnologia avança, novos aliados tendem a surgir.

Plataforma para gêmeos digitais na indústria siderúrgica

Recentemente, a Enacom lançou uma plataforma chamada Gemminus, cuja finalidade é permitir que indústrias de todos os tipos e segmentos, principalmente a siderúrgica, implementem a tecnologia de gêmeos digitais.

Segundo Douglas Vieira, CEO da Enacom, indústrias que adotaram a tecnologia aceleraram em até 50% a implementação de melhorias nos processos industriais, com ganho de até 5% em eficiência.

Além da indústria siderúrgica, a plataforma atende aos setores de logística e elétrico. De acordo com Douglas, sua infraestrutura traz uma série de benefícios às indústrias que implementam os gêmeos digitais, entre eles, a redução de custos iniciais de desenvolvimento e manutenção. Conforme o CEO, a ideia é reduzir em até 20% a implementação da tecnologia.

“Além disso, por já ter sido testada em empresas de diferentes portes e segmentos, a plataforma oferece padrões de segurança, interoperabilidade e escalabilidade”, pontua. Ou seja, o foco da indústria recai sobre a customização e tradução das regras específicas e de negócio.

Douglas destaca também as atualizações e correções que impactam na segurança e performance do software.

“O uso da plataforma Gemminus padroniza recursos como pré-processamento dos dados e geração de warnings, monitoramento, segurança, validação e governança de dados, monitoramento de desempenho e de uso da aplicação, incluindo quem e quando usou, além de Integrações com outros sistemas.”

Implementação e resultados

O CEO da Enacom explica que, para a implementação da Gemminus, são oferecidos treinamentos e o acompanhamento do desempenho da tecnologia rumo aos resultados.

“Como a plataforma reduzirá o tempo de implementação dos gêmeos digitais e dos algoritmos de otimização, permitirá que as indústrias siderúrgicas capturem valor mais rápido, justificando os investimentos mais exigentes quanto ao retorno gerado.”

Mesmo diante a desafios, como a segurança dos dados, a interoperabilidade entre diferentes sistemas e a precisão na representação virtual são fundamentais para o desempenho operacional via gêmeos digitais.

Superar obstáculos é crucial para garantir o sucesso esperado pela indústria siderúrgica, marcando uma era de inovação transformadora. 

Acompanhe o conteúdo do portal A Voz da Indústria para conhecer novas soluções e cases sobre gêmeos digitais, bem como a evolução da tecnologia em prol da indústria.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar