Indústria 4.0 by TOTVS

Inteligência Artificial: redução de custos na indústria

Descubra de que maneira a Inteligência Artificial é uma aliada da indústria na redução de custos

Inteligência Artificial é um termo muito utilizado no ambiente empresarial e desperta o interesse dos gestores que buscam potencializar os seus resultados internos na indústria.

Segundo Ricardo Caruso, engenheiro e instrutor do programa de Indústria 4.0, da Fundação Vanzolini, “a Inteligência Artificial é um conjunto de técnicas matemáticas e computacionais que consegue entender padrões e tomar decisões a partir deles, muitas vezes se assemelhando ao comportamento humano”.

Considerando esse conceito, é possível entender por que o uso deste tipo de tecnologia na indústria tem sido um tópico em alta: as vantagens produtivas e economia de custos que a Inteligência Artificial pode proporcionar faz com que ela venha sendo cada vez mais procurada por todas as empresas que buscam se manter competitivas em frente ao mercado.

Confira, a seguir, como a Inteligência Artificial pode ajudar a indústria na redução de custos e suas principais aplicações.

A Inteligência Artificial na redução de custos da indústria 

Uma das maiores inovações apresentadas pela Indústria 4.0, a Inteligência Artificial está se tornando um assunto cada vez mais popular por sua capacidade de reduzir os custos dos processos da empresa.

E com razão: estudos apontam que o uso Inteligência Artificial é capaz de gerar uma economia estimada entre 25 a 40%, em média – podendo chegar até 55% de redução em alguns nichos, como na área de tecnologia da informação.

As aplicações da Inteligência Artificial na indústria

Por ser uma tecnologia inovadora, novas aplicações ainda estão sendo estudadas antes de ser integradas na prática às indústrias. Quanto a isso, o engenheiro Caruso explica:

“Muitas das suas aplicações industriais ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento, mas têm potencial para ser aplicadas em qualquer caso em que existam dados disponíveis e eles possam ser usados para a tomada de decisões. Um exemplo é o cenário em que o grande volume de dados tornaria a análise por um ser humano impossível, como decidir o melhor produto a ser fabricado com base em todos os posts em rede social sobre o assunto. Outro é quando a atuação humana seria economicamente inviável, como a inspeção visual de 100% dos produtos de uma linha de produção.”

No entanto, a utilização de Inteligência Artificial já vem sendo realizada nas indústrias em vários setores, auxiliando na redução de custos. Como uma de suas principais aplicações, essa tecnologia pode ser usada na predição de demandas, diminuindo os custos com manutenção de estoques e fornecimento de matérias-primas.

A Inteligência Artificial também pode utilizar o monitoramento do tempo dos ciclos, quantidade de material utilizado, erros e outras informações relevantes – como fundamentação para reorganizar a linha de produção da forma mais eficiente possível.

Além disso, a relação com os clientes pode ser reformulada com análises detalhadas das críticas dos compradores, e demandas de novos artigos servem como base para mudanças e inovações no catálogo de produtos, além de permitir uma manufatura personalizada de forma mais fácil e prática.

“Um campo de aplicação que já está bastante maduro é o monitoramento de equipamentos industriais para antecipação de falhas, chamada de manutenção preditiva. Nela, sistemas de inteligência ‘aprendem’ o comportamento normal dos equipamentos por meio de dados de seus sensores e identificam os primeiros sinais de deterioração de performance, permitindo à equipe de manutenção decidir o melhor momento de atuar no equipamento, reduzindo o impacto na produção e evitando custos com manutenções desnecessárias.”, conclui Caruso.

Você enxerga a Inteligência Artificial como uma ferramenta para redução de custos na indústria? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *