A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sitemap


Articles from 2016 In December


Ferramentarias e modelações cada vez mais produtivas

ferramentaria-modelacao-alfredo-ferrari-expomafe

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

ferramentaria-modelacao-alfredo-ferrari-expomafe

O mundo vivencia uma fabulosa evolução da indústria de manufatura nas últimas décadas, graças à informatização da produção. Novos produtos são lançados de maneira extremamente rápida e flexível para atender as mais diferentes exigências do consumidor. Automóveis, eletrodomésticos, produtos eletrônicos, tendo os telefones celulares como exemplo mais marcante, entre muitos outros bens duráveis, são apresentados ao mercado com formas cada vez mais atraentes, com melhor qualidade e com preços mais e mais competitivos. Este progresso se deve à célere evolução dos métodos de fabricação dos mais diferentes tipos de produtos.

Uma das fases importantes para se desenvolver e produzir de forma rápida e eficiente um produto é a fabricação do ferramental responsável pela manufatura das peças de relevante importância que o compõem. Graças ao projeto avançado para o desenvolvimento do produto e de seu ferramental através de softwares, como CAD/CAM, e a utilização de modernos Centros de Usinagem de 3 e 5 eixos, a fabricação de moldes e matrizes é executada de forma extremamente rápida. Se no passado, para se produzir um molde, através de máquinas-ferramenta convencionais, levavam-se meses para ele ficar pronto, com as modernas tecnologias disponíveis, este período cai para alguns dias. Daí a rapidez com que se lançam novos produtos no mercado.

A demanda por ferramental para as próximas décadas continuará aumentando e as ferramentarias e modelações do país deverão realizar investimentos para se modernizarem e atenderem às necessidades da indústria de manufatura local. Para tal, é de fundamental importância que se criem novas linhas de financiamento para estimular cada vez mais a produção de moldes e matrizes no país.

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

EXPOMAFE terá Máquinas e Implementos Agrícolas como destaque no Estande Temático

estande-tematico-expomafe

topo-artigo-avdi-3

estande-tematico-expomafe

Num momento em que a agricultura apresenta índices expressivos para a economia do país, a Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ escolheu o segmento das Máquinas e Implementos Agrícolas para demonstrar a importância da Máquina-Ferramenta no desenvolvimento desse setor. Este segmento está sendo um dos responsáveis pela emblemática evolução da produção agrícola do país que a cada ano que passa vem batendo recordes.

As modernas máquinas e implementos agrícolas entraram na Era da Inteligência de Dados, através da conectividade à Internet, contribuindo para o aumento da produtividade do solo agriculturável, com base nas novas tecnologias da Agricultura de Precisão.

“Em um mundo em que a tecnologia rapidamente cria novos conceitos e estabelece novos paradigmas, a Indústria 4.0 é exemplo das mudanças na indústria, trazendo inovações tecnológicas nas áreas de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. O setor de máquinas-ferramenta é importante ator neste contexto ao fornecer as máquinas que irão fabricar outras máquinas, estando na base desta mudança tecnológica na manufatura industrial ”, assevera Pedro Estevão, Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ.

O ESTANDE TEMÁTICO estará demonstrando os atuais métodos de fabricação dos componentes de máquinas e implementos agrícolas, através das modernas máquinas-ferramenta, seus acessórios, ferramentas, equipamentos para o controle da qualidade, robótica e métodos atuais para o projeto do produto, para a programação e controle da produção, que representam o estado da arte na manufatura avançada.

A EXPOMAFE, que ocorrerá no SÃO PAULO EXPO Exhibition & Convention Center de 9 a 13 de Maio de 2017, irá mostrar isto e muito mais para o desenvolvimento das indústrias de manufatura.

logo-expomafe-avozdaindustrialogo-estande-tematico-expomafe-avozdaindustria

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari