Indústria 4.0 by TOTVS

IoT para monitoramento e controle de eficiência na Indústria 4.0

A IoT (Industrial Internet of Things) Industrial é uma das inovações mais importantes que a Indústria 4.0 apresenta às empresas. Ela funciona como uma rede que integra objetos físicos com sistemas e plataformas virtuais, além de facilitar a comunicação dos dados entre todos os setores envolvidos.

“A IoT faz com que equipamentos sejam inteligentes e conectados (smart devices). Lembra o M2M? Pois é, máquinas conversando com máquinas, mas também com sistemas superiores (SCADA, MES, PIMS, ERP etc)”, diz Ricardo Alexandre Diogo, professor e coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da PUCPR.

Essa tecnologia oferece muitos benefícios à indústria, aumentando a produtividade das empresas e gerando maior lucratividade. Mas como a IoT Industrial consegue fazer tudo isso? Confira, a seguir, como sua empresa pode ganhar em monitoramento e controle de eficiência.

Monitoramento e controle dos processos

Com a IoT, as máquinas são capazes de prover aos gestores acompanhamento em tempo real de todos os processos da empresa. Além disso, os dados que elas captam com seus sensores são armazenados e organizados, facilitando análises que baseiam a correta tomada de decisão e ajudam no crescimento da empresa.

Assim, a IoT Industrial permite um maior controle de toda a cadeia de produção da indústria, auxiliando na redução de desperdício de materiais e falhas, enquanto aumenta a eficiência e a produtividade da indústria.

Gestão de demandas na Indústria 4.0

Todo o controle que a IoT Industrial permite não é aplicado somente para melhorar a linha de produção da empresa. Com a maior visibilidade dos processos, é mais fácil para os gestores planejarem a necessidade de matéria-prima para a produção, evitando estoques excessivos de materiais e perdas.

Da mesma forma, a análise das informações de compras dos consumidores auxilia na previsão da demanda dos produtos. Isso permite a elaboração de uma estratégia de produção em sintonia com o mercado – acabando tanto com perdas de estoque quanto com a falta de produtos para os consumidores. Assim, a IoT Industrial ajuda na realização do planejamento da produção, protegendo a empresa da perda de produtos e dinheiro.

Diagnósticos e manutenção preditiva

Outra vantagem da IoT Industrial na Indústria 4.0 é a realização de diagnósticos. Com a tecnologia do armazenamento dos dados e realização de análises das informações, as máquinas são capazes de evitar falhas e prever a necessidade de manutenção. Dessa forma, as perdas com paradas na linha de produção são evitadas, pois a manutenção das máquinas pode ser agendada com antecedência.

Isso não apenas potencializa a produtividade, mas também aumenta a eficiência e gera um ótimo retorno financeiro para a empresa. Além de evitar despesas excessivas avisando previamente da necessidade de substituição de peças, por exemplo, a IoT Industrial ainda impede as perdas de produção que isso acarreta.

“Máquinas conectadas e inteligentes podem usar algoritmos de machine learning para que elas aprendam com o que aconteceu ao longo da produção e possam fazer previsões, de forma a realizar o auto ajuste”, complementa o professor Diogo.

Você já conhecia o impacto da IoT Industrial no monitoramento e controle da Indústria 4.0? A sua empresa já está adaptada a essa tendência? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *