Nos últimos anos, as exigências do mercado consumidor e o aumento da concorrência exigem das empresas a busca constante pelo aperfeiçoamento de seus sistemas de gestão de qualidade. Diante disso, promover a auditoria de processos torna-se cada vez mais necessária.

Cabe à auditoria de processos realizar a averiguação da qualidade dos métodos de trabalho, de sistemas e de processos ou ainda da conformidade de produtos ou serviços, sempre de forma sistemática e independente.

Entenda então qual é a importância da auditoria de processos para ambientes industriais, assim como suas vantagens e principais ferramentas adotadas.

Auditoria de processos garante a qualidade do sistema de produção

Conforme definido na ISO 19011:18 (Diretrizes para gerenciamento de auditorias de sistemas), o termo auditoria é “sistemático, independente e documentado para obter evidências de auditoria e avaliá-lo objetivamente para determinar até que ponto os critérios de auditoria são cumpridos”.

Assim, de maneira concisa, a auditoria de processos é uma forma de avaliação dos sistemas de controle e verificação de uma empresa. Seu grande objetivo é o de definir se os recursos produtivos e humanos estão sendo empregados da maneira mais eficiente possível, evitando retrabalho e desperdícios na operação.

Edson Barbosa, instrutor de treinamentos e sócio da Foco Quality Consultoria, explica o que é auditoria de processos citando o Manual VDA 6.3:2016 (Auditoria de processo). 

O manual define a auditoria de processo como: sistemática e independente para determinar a capacidade do processo para realizar produtos, isentos de falhas e conforme os requisitos internos e do cliente.” 

O especialista da Foco Quality também salienta que essa auditoria garante uma avaliação do risco potencial de que os produtos não cumpram as especificações ou causem falhas ou problemas em etapas de produção adicionais, ou durante a fase de uso.  

Dessa forma, ao realizar a auditoria de processos realizados na indústria, a companhia consegue, dentre outras coisas, mapear gargalos, identificar desperdícios e ponderar oportunidades de melhoria.

Objetivos da auditoria de processos para o ambiente industrial

Como salientado anteriormente, o principal objetivo de uma auditoria de processos é observar se todos os processos realizados pela empresa estão alinhados com seus objetivos estratégicos, prevenindo perdas e desperdícios.

Mas, muitos são os outros objetivos deste tipo de auditoria. Entre eles, Edson Barbosa cita como mais importantes:

  • Garantir que os processos de produção possam realizar produtos isentos de quaisquer falhas;
  • Avaliar os riscos potenciais de que os produtos não cumpram as especificações ou causem falhas ou problemas em etapas de produção adicionais ou durante a fase de uso;
  • Avaliar o processo quanto à disponibilidade de infraestrutura (máquinas, equipamentos, dispositivos de medição, etc.) adequada;
  • Avaliar o processo quanto à disponibilidade de pessoas qualificadas para a realização das tarefas;
  • Avaliar se todo o processo produtivo conta com documentação adequada e atualizada;
  • Avaliar se o processo tem e monitora de forma adequada, indicadores de resultados (saídas), como métricas das atividades realizadas;
  • Avaliar se as entradas e saídas estão em conformidade com os requisitos internos e do cliente;
  • Verificar a conformidade do produto e da produção aos requisitos legais, sejam eles nacionais ou internacionais;
  • Identificar oportunidades de melhoria.

Vantagens de uma auditoria de processos bem realizada

Quando realizada de forma idônea e sistemática, a auditoria de processos confere muitas vantagens para a indústria. 

Inicialmente, este tipo de auditoria permite avaliar a performance geral da organização ou de elementos mais específicos, caso da produtividade, dos gargalos financeiros e das conformidades normativas.

Assim, segundo Edson Barbosa, a auditoria de processos proporciona a organização auditada de tudo que ocorre na indústria. “Este procedimento dá à indústria a oportunidade de visualizar as eventuais fragilidades e/ou oportunidades de melhoria em seus processos de produção, bem como nos processos de suporte.

Além disso, a auditoria de todos os processos garante a uma empresa grande vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. “Ao implementar essa auditoria, a indústria consegue definir e implementar ações corretivas e/ou preventivas antes de concorrentes”, completa Barbosa.

Melhores ferramentas para fazer uma auditoria mais assertiva

Para saber como fazer uma auditoria de processos eficiente, a recomendação inicial é fazer um eficaz planejamento da atividade, com o estabelecimento de quais processos serão mapeados.

Além disso, ter profissionais qualificados é, segundo Edson Barbosa, uma grande exigência para uma eficiente auditoria de processos. 

A qualificação de colaboradores e/ou contratação de auditores independentes, com sólida experiência profissional e aprovados em um curso oficial VDA-QMC é essencial para garantir uma excelente auditoria de processos”, garante o sócio da Foco Quality Consultoria.

Quanto às ferramentas, Edson Barbosa sugere ao auditor ter conhecimento de métodos e ferramentas de qualidade comuns, que ficaram conhecidos como Quality Core Tools.

As indústrias devem ter conhecimento das Core Tools VDA AIAG (VDA, MAS, MLA, APQP, VDA2, PPAP, FMEA, AIAG, VDA, etc.)”, sugere.

Veja o que dizem essas Core Tools:

APQP – O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) e os Planos de Controle reduzem a complexidade do planejamento da qualidade do produto.

PPAP – O Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP) é o padrão da indústria que garante que os requisitos de projeto de engenharia e especificação do produto sejam atendidos.

FMEA – A Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA) é uma ferramenta usada para identificar e abordar modos de falha em produtos e processos.

MSA – Os dados de medição da Análise do Sistema de Medição (MSA) monitoram quase todos os processos. À medida que a qualidade dos dados melhora, a qualidade da decisão melhora.

Dessa forma, cabe à auditoria de processos atuar como uma excelente ferramenta de suporte que assegura maior qualidade ao ambiente produtivo, identificando falhas e permitindo o constante aperfeiçoamento de toda a indústria.

Aproveite este conteúdo e confira algumas dicas para alcançar maior eficiência operacional na sua indústria.