De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção industrial cresceu em agosto de 2019. O índice de evolução da produção registrou 51,4 pontos, mantendo-se acima da linha divisória de 50 pontos. Cabe ressaltar que esse crescimento, embora seja comum para o mês, é inferior ao registrado no mesmo período dos últimos anos, mostrando um leve declínio em relação ao ano passado. Esse cenário mostra que a total recuperação do setor industrial ainda não foi alcançada. Ou seja: a instabilidade ainda existe e é preciso buscar caminhos para vencer a crise.

“Questões macroeconômicas têm impedido os avanços e, apesar dos sinais de melhoria, a confiança da classe empresarial é baixa. Nesse ambiente, garantir o crescimento é uma posição delicada, e como ocorre com tudo que é delicado, redobrar a atenção mostra-se crucial”, relata o diretor executivo da ECR Consultoria, Everton Carsten da Rosa.

A inovação como estratégia para vencer a crise

Nesse contexto, para não ficar no vermelho e ter diferenciais que façam com que o negócio se destaque, mesmo em um cenário não ideal, é preciso buscar novos caminhos. Pensar “fora da caixa” e inovar, por exemplo, são possibilidades importantes..

A Mazurky, empresa de embalagens de papelão ondulado, localizada em São Bernardo do Campo (SP), por exemplo, vem desempenhando ações cujos resultados estão na contramão das estatísticas. A empresa tem feito investimentos em novas tecnologias, capacitado colaboradores de modo a fazer mais com menos e melhorar sua produtividade.

O exemplo da empresa paulista também é seguido pela gaúcha Tramontina. Um plano voltado à inovação, tecnologia e automação foi previsto para o parque industrial em Carlos Barbosa, na serra do Rio Grande do Sul, local em que está sediado o parque fabril da marca. Além da inovação, a empresa aposta na transparência com o consumidor, um valor cada vez mais demandado e valorizado pelo mercado, por investidores e pela sociedade.

Identificar gargalos também ajuda a encontrar formas de vencer a crise

Alinhada à estratégia de inovação está a tarefa de detectar eventuais gargalos e, com isso, reduzir custos e ter mais eficiência operacional. Um maquinário antigo, por exemplo, que demande constantes paradas para manutenção, pode ser um gargalo que está comprometendo os resultados do negócio e, até mesmo, ocasionando a insatisfação e perda de clientes – o que é bastante grave quando se está tentando vencer a crise.

Se, por um lado, investir em um equipamento novo pode parecer arriscado em momento de instabilidade, por outro, pode ser uma ação estratégica para garantir maior produtividade, redução de desperdício e de refações por falta de uniformidade entre as peças manufaturadas. Se detectado esse tipo de problema, é preciso avaliar o capital de giro do negócio e traçar a melhor ação para que o investimento seja suportado adequadamente no orçamento da indústria.

Branding: sua marca pode ajudar a vencer a crise

“As possibilidades de um negócio crescer em um mercado ou momento favorável são, naturalmente, maiores do que em um cenário de crise. Com a crise, a competição entre empresas tende a se tornar ainda mais acirrada. Isso leva o cliente a tornar-se mais seletivo, dando preferência a marcas de empresas conhecidas e que suscitem confiança”, lembra Antonio Lima, professor de marketing da Unisinos.

Desse modo, em cenários instáveis, é fundamental que o investimento em branding (gestão de marca), não seja pausado. Ele ajudará a consolidar sua marca, fortalecendo-a. Isso auxiliará seu negócio ou produto a ser lembrado e preferido pelo público de interesse inclusive quando ele não estiver propenso a correr riscos – como nas crises.

E então, agora que você já conhece alguns caminhos possíveis para vencer a crise, que tal descobrir mais sobre como tornar a sua indústria mais inovadora? Baixe gratuitamente o e-book que preparamos para ajudá-lo nesse desafio