Quem atua no setor da manufatura já conhece a real importância da manutenção industrial, responsável por garantir o funcionamento e a segurança de todos os processos. Mas, tão importante quanto a manutenção é a limpeza de máquinas e equipamentos do setor.
Diferentemente do que muita gente imagina, a limpeza de máquinas e equipamentos não é apenas uma atividade responsável por deixar o ambiente mais apresentável para clientes e visitantes.
Priorizar a limpeza profissional da indústria permite que colaboradores tenham um ambiente de trabalho mais agradável, dentro de padrões de higiene, e que permita a realização de qualquer processo sem riscos para a integridade física dos trabalhadores do chão de fábrica, reduzindo erros neste ambiente.
Por isso, é preciso conhecer a importância da limpeza profissional de máquinas e equipamentos, além dos benefícios que esses cuidados vão trazer ao setor industrial.
Limpeza de máquinas e equipamentos: por que realizar?
No setor industrial, realizar a limpeza profissional significa fazer a higienização e desinfecção de todas as máquinas e equipamentos utilizados, eliminando resíduos de metais e acúmulo de qualquer tipo de sujeira, além de limpar a sujeira visível e não visível, mas que podem prejudicar a saúde dos colaboradores.
Everaldo Savatim, superintendente de operações da Ambipar, reitera que a limpeza industrial é extremamente importante, devendo fazer parte do processo de manutenção: “manter os equipamentos e máquinas limpos é importante para o bom funcionamento de processos, evitando danos aos equipamentos”.
Segundo Savatim, a limpeza profissional também aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos, assim como previne prejuízos ao meio ambiente e até incêndios, dependendo do tipo de material utilizado ou produzido.
“A limpeza de máquinas e equipamentos previne contra problemas na própria produção da empresa e evita possíveis incidentes causados pelo equipamento, ao meio ambiente e às pessoas”, diz.
Como deve ocorrer a limpeza de máquinas e equipamentos industriais?
No ambiente industrial, a limpeza profissional de máquinas e equipamentos é feita, geralmente, em duas etapas, eliminando, primeiro, todos os resíduos e sujeiras aparentes e, em seguida, procedendo à desinfecção do ambiente, das máquinas e dos equipamentos.
Segundo Everaldo Savatim, as limpezas podem ser realizadas por hidrojateamentos ou de forma manual, com produtos e técnicas específicas e personalizadas. Dessa forma, alguns são os equipamentos mais utilizados pelos profissionais especializados, tais como os listados abaixo:
- Lavadora de alta pressão;
- Máquina de higienização e sanitização de ambiente;
- Placas de sinalização para evitar acidentes
- Panos de microfibra;
- Vassoura específica;
- Produtos para remover resíduos específicos;
- Produtos de higienização geral, entre outros.
Vale ressaltar, ainda, que a limpeza de máquinas e equipamentos é um trabalho mais profundo e mais intenso, principalmente quando comparado à limpeza de um comércio ou de uma residência, utilizando para isso equipamentos especiais que variam de local para local.
Já o tempo decorrido entre uma limpeza e outra irá depender das máquinas e equipamentos a serem limpos e higienizados, além do tipo de resíduo que precisa ser removido.
Planejamento é parte do processo para a limpeza profissional
No ambiente industrial, a limpeza profissional de máquinas e equipamentos é exigência da legislação, devendo, por isso, envolver equipes de profissionais que conheçam a atividade sanitária. O processo deve ser aplicado tanto em indústrias quanto em empresas de serviços.
No entanto, a limpeza de um equipamento ou de uma máquina costuma levar certo tempo, por isso, realizá-la durante a operação tende a não ser uma boa ideia, pois pode prejudicar os processos, atrasar a produção e até mesmo gerar prejuízos.
Assim, o ideal é elaborar um cronograma de limpeza e higienização do maquinário em que as limpezas sejam executadas em dias em que o maquinário não é exigido, ou, ao menos, em datas e períodos em que o fluxo de colaboradores próximos à máquina que será limpa seja menor.
Por fim, assim como ocorre com máquinas e equipamentos diante do avanço da Indústria 4.0, novos equipamentos e métodos de limpeza profissional surgem a toda hora. Cabe à indústria investir em capacitação da equipe no que diz respeito à limpeza e higienização de maquinário.