Dentre as muitas medidas que merecem atenção de gestores de processos industriais, a busca por uma limpeza de máquinas mais eficiente é uma necessidade recorrente. Para isso, o uso do gelo seco (CO2) vem se configurando como uma excelente possibilidade.

Quando comparado a outros métodos de limpeza industrial, o uso do gelo seco apresenta vantagens bastante significativas, que vão desde o menor tempo de inatividade do equipamento ao ganho ambiental por não deixar resíduos.

Conheça então a importância da limpeza das máquinas e equipamentos na sua indústria e veja quais são as vantagens do jateamento com gelo seco neste processo.

Limpeza de máquinas industriais devem ser periódicas e eficientes

Estar à frente de uma indústria e gerenciá-la da forma certa envolve cuidados em variados processos e áreas, e a limpeza de máquina industrial é parte importante disso, seja no curto, médio e longo prazo.

Toda máquina, independentemente da sua função, estará menos suscetível ao acúmulo de sujeira e de detritos capazes de causar falhas na regulagem e interrupções não programadas.

Além do mais, essa limpeza deve ser completa, abrangendo toda a máquina e seus componentes, seja da sua parte externa, quanto de todo seu interior.

A limpeza de máquinas, quando feita de forma planejada e por profissionais capacitados, facilita também a visualização de eventuais defeitos, ajudando a prevenir anormalidades no equipamento.

Por fim, limpar uma máquina industrial de forma periódica evita investimentos em novos equipamentos antes do tempo adequado necessário, pois este deverá manter boas perspectivas para que ela opere em sua máxima condição.

Muitas indústrias ainda usam procedimentos ineficazes de limpeza

De fato, a limpeza de máquinas dentro de uma indústria é medida fundamental para a continuidade da operação industrial. 

No entanto, Steve Wilson, Application Developer Director da Cold Jet, explica que muitas indústrias limpam suas máquinas da mesma forma que faziam décadas atrás, com panos, escovas e produtos químicos. 

Muitas indústrias ainda utilizam processos de limpeza manuais que, de certa forma, tornaram-se ineficazes, principalmente com o surgimento de novas tecnologias e processos.

Segundo o representante da Cold Jet, há vários impactos do uso de processos de limpeza antigos, tais como: 

  • perda de produção por serem processos mais lentos; 
  • impacto ambiental dos solventes de limpeza sobre as emissões de GEE (gases do efeito estufa) da empresa; 
  • compromete a segurança dos funcionários ao usar solventes de limpeza; 
  • perda de lucros.

Sabendo disso, é imperativo realizar esta tarefa o mais rápido e eficientemente possível, e o uso do jateamento com gelo seco configura-se como uma excelente opção.

Limpeza com gelo seco: funcionamento simples, mas muito eficiente

Minimizar qualquer tempo parado é sempre um objetivo de toda indústria, mas tirar moldes e desmontar peças para limpá-las é simplesmente uma perda de tempo, de produção e de lucro que, no atual momento, não é mais necessária.

Assim, a limpeza in-situ usando gelo seco configura-se como a melhor opção quando possível. “O que a limpeza com gelo seco traz para o jogo é a eficiência na redução do tempo de parada , além da obtenção de uma melhor limpeza.

Estudos mostram que a limpeza com gelo seco é frequentemente 75% mais rápida. Mas como funciona esse modelo de limpeza?

Segundo Steve Wilson existem três fatores principais que contribuem para o processo de limpeza com gelo seco, que são: 

  • Energia Cinética dos Pellets: o contaminante na superfície é microfissurado com o impacto da partícula de gelo seco. 
  • Choque Térmico: o gelo seco é muito frio, atingindo -79,5ºC, sendo essa uma característica única sobre outros meios de limpeza. Por meio da baixa temperatura, o contaminante é micro quebrado e a ligação é quebrada com o substrato.
  • Efeito Termocinético (expansão): o gelo seco passará de um estado sólido de volta ao seu estado natural de gás. Isto é conhecido como o efeito de expansão do gás. 

Volumetricamente, o volume de C02 se expande cerca de 800 vezes em tamanho. “Há micro explosões formando cada pellet que ocorre no substrato, fazendo com que o contaminante seja removido do substrato de dentro para fora”, explica Wilson.

Assim, os contaminantes são micro fissurados, a ligação se rompe e depois é removida da superfície que foi limpa.

Vantagens do uso do gelo seco na limpeza industrial

O diretor da Cold Jet explica que o gelo seco apresenta muitas vantagens que estimulam seu uso em processos de limpeza industrial.

O gelo seco tem uma tensão superficial muito baixa, com a capacidade de penetrar e limpar geometrias muito complexas e pequenas, fazendo com que a limpeza seja rápida, fácil e muito mais eficiente.

Mas, o gelo seco possui muitos outros benefícios que reforçam sua eficiência em procedimentos de limpeza de máquinas e equipamentos industriais. Confira 4 benefícios citados:

  1. Não é abrasivo: o gelo seco não danifica os equipamentos;
  2. Não utiliza químicos nem água: o gelo seco naturalmente não é químico e não é nocivo à saúde. “Do estado sólido ele passa ao estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O que não agrega umidade à máquina”, complemente Wilson;
  3. Não gera resíduos secundários: ao contrário de outros métodos de jateamento, o jateamento com gelo seco não adiciona resíduos secundários, o que facilita o dia a dia do operador e agiliza o processo;
  4. Limpeza de peças na linha de produção: o gelo seco pode ser utilizado diretamente na linha de produção, dentro da prensa ou de outras ferramentas pois não danifica áreas circundantes.

Por fim, o uso do gelo seco na limpeza industrial elimina o uso de produtos químicos de limpeza prejudiciais ao meio ambiente, eliminando a exposição dos trabalhadores a agentes de limpeza perigosos e não produzindo quaisquer resíduos tóxicos que devam ser eliminados.

Acompanhe ainda outras dicas para fazer limpezas profissionais de equipamentos industriais.