Você já ouviu falar sobre marketing industrial? Mesmo sendo um termo essencial para o atual contexto, ele é ainda pouco conhecido e, por isso, uma estratégia que poucas indústrias investem.
Essa forma de fazer marketing visa uma comunicação focada na área industrial, direcionando as ações de uma empresa para outra empresa, ou B2B (do inglês, business to business).
Pode parecer confuso, mas o marketing industrial visa promover um produto ou serviço não apenas para atender a clientes individuais, mas também a outros negócios, empresas ou organizações.
Mas, o que é realmente o marketing industrial? E como ele contribui para que a indústria consiga comunicar seu serviço ou produto da melhor forma?
O que é marketing industrial?
Por definição, o marketing industrial é um nicho específico de marketing que tem seu foco voltado para atender empresas da Indústria. Assim, é a uma solução criada para que companhias consigam direcionar sua mensagem para outras companhias de uma forma mais estratégica.
O objetivo da estratégia é proporcionar, para empresas do setor industrial, ações inteligentes que gerem resultado, agregando valor para os produtos ou serviços oferecidos e visando a venda e a conquista de melhores posições no mercado, como ressalta Anderson Luis Lorenzini, CEO e Co founder da Agência LABRA e especialista em marketing digital no setor industrial:
“O marketing industrial é uma forma de posicionar as indústrias no seu segmento, tornando-as referências no assunto e consequentemente gerando novas oportunidades de negócios”.
Lorenzini explica, ainda, que o marketing industrial, quando bem aplicado, ajuda no desenvolvimento das indústrias desde a concepção de um novo produto até a forma com que ele é colocado no mercado, inclusive ajudando a comercializá-lo. “Por essa razão, é de suma importância que o departamento de marketing e de vendas andem sempre interligados na gestão das indústrias”, completa.
Benefícios e objetivos do marketing industrial
O especialista ressalta que, na maioria das vezes, os objetivos desse nicho do marketing se resumem em posicionar a marca como referência de mercado no seu segmento, permitindo, assim, aumentar as vendas e os lucros.
Porém, o marketing industrial possui diferenças significativas em relação ao tradicionalmente adotado. Nesta forma de fazer marketing, não é mais o cliente que precisa ter sua atenção conquistada, mas, sim, outras empresas.
Por isso, é preciso que sejam desenvolvidas estratégias mais racionais, diferenciadas e realmente capazes de agregar valor a outras empresas. Quando isso é atingido, alguns benefícios do marketing industrial serão bastante claros.
O primeiro benefício que podemos listar é aprimorar a relação de confiança. Outro ponto positivo é a possibilidade de controle e análise de indicadores que o marketing industrial B2B permite.
Além disso, Lorenzini explica que é possível posicionar estas marcas como referências dentro do setor, permitindo aumentar as vendas e trazer transformações ao setor. “Além de trazer a tão desejada referência, o marketing ndustrial permite também aumentar as vendas da indústria, ou até muitas vezes transformar a forma de como a indústria vende seus produtos”.
Conjunto de ações são essenciais para o marketing industrial funcionar
Assim como acontece no B2C, o B2B deve começar sempre com a devida identificação do público-alvo. Somente assim será possível formular a melhor estratégia a ser desenvolvida.
Com sua experiência na área, Anderson Lorenzini crê que a melhor forma de fazer um bom marketing industrial é atuar em todos os canais possíveis, sempre em conjunto: “precisamos atuar em todos os canais, desde os digitais, bem como alguns off-line, que ainda ajudam muito na estratégia”.
Além do mais, para que a estratégia realmente traga bons ganhos, o CEO da Labra ressalta que é de extrema importância que o time comercial abrace a causa e trabalhe em conjunto.
Esteja presente nas redes sociais e use softwares de automação de marketing
No atual contexto do marketing, em que o meio digital é extremamente importante, as redes sociais se tornaram o primeiro passo, e um dos mais importantes, para quem quer começar a investir em marketing industrial.
Por isso, quando for fazer a estratégia de planejamento da indústria, vale apostar em uma pesquisa para observar em que meio a persona desse negócio interage. Definido esse canal, ofereça conteúdos institucionais, dicas e outros posts informativos para marketing industrial B2B.
Neste contexto, Lorenzini acredita que a adoção da estratégia do marketing de conteúdo é indispensável, pois “possibilita que a indústria atinja um bom posicionamento orgânico da sua marca e dos produtos que ela oferece”.
Em relação ao uso de softwares de automação de marketing, o especialista explica que eles são indispensáveis nas estratégias de marketing digital para Indústrias. “Com a utilização destes softwares, temos um ganho significativo na otimização do trabalho, geração de dados para tomada de decisão e, principalmente, no controle total de toda a estratégia”.