Na área de marketing e vendas para indústrias, saber para onde direcionar as campanhas está diretamente relacionado com o perfil consumidor ideal para o seu produto.
Neste contexto, definir e segmentar o público-alvo nas indústrias é imprescindível.
Essa importância parte do princípio de que as estratégias e campanhas não são mais criadas para atingir todo mundo (pois não atingirão!), mas apenas um grupo específico, com perfil, comportamento e necessidades semelhantes.
Mas, como definir e segmentar o público-alvo nas indústrias? Como criar campanhas que atinjam o sucesso esperado?
Para ter as respostas e melhores insights sobre o tema, A Voz da Indústria conversou com Juliana Lopes, Customer Success Sênior da Dinamize e especialista na área.
Entenda a importância do público-alvo nas indústrias
Termo bastante comum na área de marketing, o público-alvo é representado por um grupo de consumidores que apresentam características em comum.
É composto por características demográficas, comportamentais, psicográficas e geográficas que permitem identificar o perfil ideal de clientes para a empresa.
Cabe à empresa identificar essas características e direcionar suas estratégias e campanhas de uma forma mais direcionada.
Para Juliana Lopes, conhecer o público-alvo é fundamental para todo tipo de indústria. “Ter um público-alvo ajuda a direcionar melhor os esforços de marketing e vendas. Também é fundamental para otimizar a alocação de recursos”.
Quando se sabe quem é o público-alvo, é possível:
- Definir estratégias mais eficazes de comunicação;
- Criar produtos e serviços que atendam às necessidades desse público; e
- Desenvolver ações que gerem mais engajamento e fidelização através da personalização do relacionamento com a marca.
Este termo também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.
Como definir o público-alvo da indústria?
Ao mapear (definir) seu público-alvo, uma indústria precisa extrair as principais informações sobre seus clientes em potencial e possíveis compradores.
Para essa definição, Juliana Lopes explica que existem diversas ferramentas que a indústria pode adotar para que consiga extrair as informações necessárias para mapear seu público-alvo.
Inicialmente, a especialista indica que é necessário realizar uma pesquisa de mercado para identificar as principais características e necessidades de consumidores.
“Como recomendação, podemos fazer uma pesquisa entre os clientes existentes para entender melhor o perfil dos compradores e avaliar o nível de satisfação com os produtos ou serviços oferecidos.”
Outra estratégia interessante é analisar a concorrência para identificar os públicos atendidos por outras empresas e as oportunidades ainda não exploradas.
A concorrência já criou algum produto ou serviço que atenda as segmentações que você encontrou nas pesquisas de mercado?
Se ainda não, a melhor recomendação é aproveitar as necessidades do público-alvo nas indústrias para se diferenciar e ganhar destaque no seu nicho de atuação.
Também é fundamental conhecer seu serviço e seu produto. Se alguém lhe perguntar qual a solução que a sua solução entrega, você saberá responder?
Se você não tem a resposta, esse é o momento certo para você desenvolver uma “proposta de valor”. Defina qual o benefício que o seu produto ou serviço oferece a quem o escolhe.
Segmentar o público da indústria: por que é tão importante?
Tão importante quanto definir o público e conhecer o produto é segmentar o público-alvo nas indústrias.
Para segmentar o público-alvo de uma indústria, Juliana Lopes indica que é possível utilizar uma série de critérios, como região geográfica, tipo de negócio, porte da empresa, faturamento, entre outros.
A especialista da Dinamize cita um exemplo neste sentido:
“Se sua indústria trabalha com a fabricação de máquinas pesadas para uso na indústria de plástico, você pode segmentar o público-alvo com base neste tipo de negócio e porventura pode usar esse tipo de equipamento.”
Mas, se a empresa atua em várias regiões, a especialista sugere que a segmentação geográfica pode ser uma opção mais eficiente para direcionar as campanhas de marketing.
“O importante é definir os critérios que sejam mais relevantes para o negócio e utilizar ferramentas de automação de marketing para direcionar as ações de forma mais eficiente”, sugere Juliana.
Por fim, com um público-alvo mais direcionado e segmentado, a sua indústria consegue definir o seu posicionamento no mercado.
Mas lembre-se, se você trabalha com produtos e serviços direcionados para mais de um público-alvo, você deve adotar um posicionamento para cada segmento.
Para auxiliar neste ponto, vale usar a estratégia dos “4 Ps do Marketing”, que são: Preço, Produto, Praça e Promoção.
Com isso, você consegue definir como a sua marca vai se apresentar ao mercado e se conectar com o público-alvo nas indústrias!
Quer saber mais? Então confira a importância dos 4Ps do marketing para o ambiente da indústria.