A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Retomada da indústria: torne sua produção mais sustentável

produção mais sustentável para a indústria (1).jpg
A indústria está retomando suas atividades pós-pandemia e analistas indicam que esse é o momento ideal para tornar a produção mais sustentável.

No último ano, a indústria brasileira viveu um dos momentos mais desafiadores da história, com o enfrentamento coletivo da pandemia. Hoje, estamos nos preparando para um momento de retomada nas operações do setor, como é o caso da indústria automotiva. Além disso, analistas acreditam que esse é o momento certo para tornar a produção mais sustentável.

Diante de um cenário de rápidas mudanças climáticas e exigências ambientais, o plano de retomada da indústria pode encontrar maneiras sustentáveis para crescer de forma estratégica, além de buscar ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Para isso, a Indústria 4.0 pode ser uma grande aliada dos setores industriais que retomam suas atividades, mas que ao mesmo tempo querem tornar a produção mais sustentável.

A retomada da indústria pode tornar sua produção mais sustentável

Na atualidade, a busca pelo equilíbrio entre o avanço do setor industrial e as ações de sustentabilidade é quase que uma necessidade para garantir o desenvolvimento e o futuro do setor. A pandemia só veio para reforçar e “lembrar” o gestor industrial sobre essa necessidade.

Essa opinião é compartilhada por Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG Combibloc para América do Sul. Segundo ela, o olhar para a uma produção mais sustentável da indústria é algo que já vem acontecendo antes mesmo da Covid-19: “a pandemia apenas fortaleceu o tema que já era relevante e agora é visto por todos, consumidores, indústrias, brand owners e o mercado no geral. Agora todos estão entendendo os impactos que podem ocorrer no meio ambiente e o quanto podem afetar nossas vidas”.

Assim, ações pensadas para reduzir o consumo de recursos naturais, de energia e a pegada de carbono nas etapas de produção, distribuição e aplicação trazem benefícios para a competitividade e o reconhecimento da marca pelos consumidores.

A gerente de sustentabilidade da SIG explica também que sua empresa, por exemplo, possui metas bem ambiciosas quanto às questões de sustentabilidade da produção. “Nosso principal objetivo é nos tornarmos uma empresa de impacto positivo no quesito sustentabilidade e para isso tomamos diversas medidas”.

Ela ressalta que a SIG é a primeira em seu segmento a utilizar energia renovável em todas as suas plantas industriais no mundo.

Para contribuir para que nossos clientes possam também tornar a produção mais sustentável de suas plantas lançamos em 2020 uma nova tecnologia que permite uma redução em 50% no consumo de água em nossas máquinas de envase e nossas máquinas possuem uma das menores taxas de perdas do mercado, inferior a 0,5%, o que reduz o custo de produção e gera menos resíduo.

Além das ações da SIG, outros exemplos vêm sendo adotados por indústrias brasileiras, em todos os segmentos.

A Indústria pode, sim, crescer de forma sustentável!

Por parte da indústria, a ideia da grande maioria dos gestores de que as ações sustentáveis podem ajudar no impulsionamento do setor é bastante clara.

Como exemplo, vale citar o comunicado do setor produtivo brasileiro, por meio do Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que reforça o empenho das empresas em busca desse objetivo.

O posicionamento apresentado no comunicado aborda as consequências nos negócios da percepção negativa da imagem do Brasil no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia.

É justamente baseado nesse tipo de engajamento que, hoje, temos inevitavelmente que equilibrar o avanço industrial e sua retomada baseada em ações sustentáveis. Diante disso, De Marchi explica que Inovação e sustentabilidade caminham juntos, principalmente com o avanço da Indústria 4.0.

A indústria 4.0 traz a tecnologia e inovação à tona, permitindo uma produção mais sustentável, principalmente diante da retomada da economia”.

Usar a sustentabilidade como um dos canais da inovação contribui para a redução de custo de produção e dos desperdícios de matéria-prima e o ganho de competitividade, além de abrir portas para o desenvolvimento de tecnologias em outras áreas dentro das empresas.

Além disso, buscar a sustentabilidade dentro dos processos industriais pode estar atrelado a tecnologias mais avançadas, até à busca de matérias-primas mais sustentáveis. 

Benefícios da retomada sustentável da indústria

Na retomada do setor industrial, a indústria 4.0 parece ser protagonista. Ela permite, entre outras coisas, o aumento da produtividade e redução de custos de produção associados às questões sustentáveis - ou seja, inserida em uma economia de baixo carbono, com uso mais racional dos recursos naturais.

A rápida e correta implementação dessas ações faz com que a indústria brasileira alcance um novo patamar de competitividade e, ao mesmo tempo, contribua de forma positiva com uma das principais questões globais: o consumo consciente.

Além do ganho de competitividade e acesso a consumidores conscientes, uma produção mais sustentável trará:

  • Melhor percepção da marca;
  • Minimização de impacto no ciclo de vida dos produtos;
  • Redução de custo a longo prazo, principalmente “porque a produção será mais efetiva”, diz de Marchi.

Por tudo isso, vale reforçar: estamos vivendo um momento de retomada, e ele é ideal para traçar as diretrizes de uma produção mais sustentável, permitindo que o setor industrial tenha uma produção mais “verde”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar