A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Manufatura Digital - EXPOMAFE

Possibilidades da Manufatura Digital

Com parques industriais cada vez mais inteligentes e integrados, a chamada Manufatura Digital ganha força no segmento metalmecânico. Alinhada com os conceitos da indústria 4.0, essa abordagem traz para a manufatura conexão entre recursos e equipamentos diversos.

Por isso, os recursos de uma fábrica inteligente também são diversificados. Desde robôs colaborativos até realidade virtual, a manufatura digital permite a otimização constante de todos os procedimentos. Além disso, softwares permitem a gestão virtual de toda a produção, mesmo em plantas industriais afastadas. "A Manufatura Digital faz parte de um universo mais amplo, da Gestão de Operações de Manufatura", conta o Engenheiro de Aplicações da SKA, Luiz Gonçalves.

Assim, com posse dessas informações e diante de dados coletados em todas as máquinas e plantas, é possível tomar decisões estratégias para o negócio. "Sabendo das informações em tempo real, o gestor consegue entender melhor o impacto de cada decisão", completa.

Impressão 3D e robótica

A ideia de integração é constante na manufatura digital. Aqui, impressão 3D e uso de robôs atua de forma conjunta e complementar. "Muitas vezes, as peças necessárias para o braço robótico são produzidas em terceiros, externamente", pontua. A proposta da SKA é trazer a impressão 3D para dentro da Manufatura Digital, imprimindo as peças necessárias. "Com a impressora, é possível realizar todos os estudos virtuais e imprimir a peça exatamente conforme o necessidade", conclui Gonçalves.

Lançamento da empresa na EXPOMAFE, a SKA apresentou a HP Multi Jet Fusion. O equipamento é capaz de imprimir em materiais como nylon, ônix, fibra de carbono e fibra de vidro.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar