Indústria 4.0 by TOTVS

Fast Analytics: por dentro da análise de dados na Indústria 4.0

Conheça a importância da análise de dados na indústria e veja como ela pode ajudar prever cenários e a tomar decisões certeiras

A análise de dados na indústria é fundamental para uma tomada de decisão assertiva e que gere vantagem competitiva para a empresa. Para isso, no entanto, é importante não apenas colher e armazenar os dados, como também contar com softwares e indicadores que permitam olhar para as informações mais relevantes. E, assim, tomar decisões ágeis e certeiras.

Além disso, a análise de dados na indústria não é uma atividade que deve ser realizada apenas em crises ou casos extremos. Essa é uma tarefa que deve permear todos os processos e decisões para que seja possível se antecipar e tornar o negócio mais produtivo, além de reduzir os custos.

Mas como realizar essa função tão importante e complexa de forma adequada? Continue com a leitura desse artigo para entender melhor.

Indústria 4.0 e análise de dados

O conceito de Indústria 4.0 vem ganhando cada vez mais força. Por meio de tecnologias como o Big Data e a Internet das Coisas, as indústrias podem tornar a linha de produção mais automatizada, eficaz, customizada e, o melhor de tudo, mais barata.

As vantagens da Indústria 4.0 são inegáveis. E isso vale tanto para as empresas quanto para os consumidores, que terão uma participação muito maior no processo, podendo ter acesso a produtos que realmente atendam às suas necessidades.

A conectividade e a análise de dados na indústria são premissas do momento 4.0. Afinal, são as informações obtidas nesse processo que alimentarão o conhecimento das máquinas e permitirão encontrar gargalos na produção. Além de alertar para manutenções preditivas, um dos grandes causadores de queda de produtividade e aumento de custos.

A importância da análise de dados na indústria

Os efeitos de uma decisão tomada de forma equivocada podem ser devastadores para uma indústria, além de custarem muito caro. A falta de informação leva a decisões intuitivas, que são baseadas estritamente no “feeling” dos gestores e, muitas vezes, têm pouco ou nenhum impacto positivo e concreto na produção.

Além disso, tomar uma decisão errada pode fazer com que a fábrica precise parar ou tenha que começar tudo novamente. E, em um mercado cada vez mais competitivo, esse é um risco que as empresas não podem mais correr.

A análise de dados na indústria, então, é exatamente o que justifica que uma medida é melhor do que a outra em um cenário. Portanto, as decisões são tomadas com base em uma análise criteriosa e parametrizada. Dessa forma, é possível comparar cenários diferentes e garantir que o gestor tenha o embasamento necessário para tomar uma atitude certeira.

Os dados, com isso, tiram essa dependência perigosa da intuição e permitem um olhar voltado para o que pode ser medido e avaliado. Dessa forma, as indústrias deixam de ter uma visão que, muitas vezes, não corresponde à realidade e impacta de forma tão negativa na lucratividade e competitividade.

Dados sozinhos são tão inúteis quanto a intuição

É importante dizer, porém, que apenas ter os dados pouco vai mudar o processo de tomada de decisão da sua empresa. É fundamental contar com um software voltado ao gerenciamento de dados, como o TOTVS – Fast Analytics .

Os softwares são ferramentas fundamentais para coletar, armazenar e compilar dados. Afinal, realizar essas atividades manualmente pode resultar em erros e em grandes gastos com recursos.

O TOTVS – Fast Analytics traz agilidade e precisão na análise de dados na indústria. Com ele, é possível organizar os dados de forma ágil e, assim, transformá-los em informações com alto valor agregado para o negócio.

O software consolida todas as informações da fábrica em painéis dinâmicos onde é possível analisar e fazer a gestão dos indicadores de resultado. O TOTVS – Fast Analytics também está disponível em nuvem, dispensando gastos com infraestrutura e permitindo o acesso remoto, dois fatores fundamentais na Indústria 4.0.

E não se engane ao achar que a implantação de um software com tantos recursos é demorada. É possível colocá-lo em funcionamento de forma rápida e já integrada ao ERP TOTVS. Além disso, a ferramenta já possui mais de 300 relatórios e indicadores prontos para facilitar ainda mais o trabalho.

Quer conhecer melhor as funcionalidades do Totvs – TOTVS Analytics e levar a análise de dados da sua empresa a outro nível? Acesse o nosso site e entre em contato!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *