A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

higiene das mãos na indústria

Conscientização de funcionários: reforço na comunicação interna para prevenir doenças

Momentos de grande risco para a transmissão de doenças exigem a colaboração de todos, principalmente em ambientes industriais que não interromperam a produção.

Diante do alastramento do COVID-19 (Coronavírus), classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pandemia, é preciso adaptar algumas práticas e reforçar certas atitudes. Nesse cenário de rápido espalhamento de uma doença viral, medidas de higiene e isolamento social têm se mostrado valiosas para proteger as pessoas.

Para parte das empresas e funções, o home office é uma opção que ajuda a manter a segurança coletiva. Por outro lado, para profissionais que atuam na indústria – principalmente no chão de fábrica – essa é uma abordagem inviável. Enquanto as indústrias são orientadas a manter sua produção, para evitar desabastecimentos e impactos financeiros, também são incentivadas a melhorar as ações de higiene e orientação de suas equipes. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir!

Home office: a importância da comunicação interna

Algumas funções na indústria, como as administrativas, podem ser realizadas de forma remota, através do home office. Contudo, a implementação do trabalho remoto nem sempre é uma tarefa fácil. De acordo com especialistas, a comunicação interna é peça fundamental para esse processo. “O trabalho em home office exige uma dose de atenção a mais na comunicação das empresas com seus empregados. Além da necessidade de ferramentas que façam a transmissão de informações de maneira direta e coerente com o momento, o discurso online precisa ser tão consistente quanto o presencial. É aí que uma estratégia de comunicação interna bem estruturada, aliada à cultura da empresa, entra como diferencial para manter engajamento e produtividade”, afirma Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing.

Como medida preventiva para a situação em que estamos vivendo, o home office tomou outras proporções para os negócios. Porém, como toda inovação a ser implantada no ambiente de trabalho, o trabalho remoto demanda planejamento. Esse método facilita o dia a dia de trabalho ao estabelecer acordos e metas focados em trazer maior confiança para os funcionários, gerando motivação e melhora no clima organizacional, assim como aumento da produtividade. Mas é importante estarmos alinhados: as regras precisam ficar claras para que todos saibam como participar, pois disciplina é fundamental nessa mudança”, ressalta Karkoski.

Higiene e saúde: conscientização através da comunicação interna

De acordo com as autoridades sanitárias globais, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória são duas ações decisivas no combate ao coronavírus e outras doenças virais, principalmente entre aqueles que precisam continuar trabalhando. Garantir que isso aconteça entre os colaboradores presentes no chão de fábrica exige medidas por parte da empresa, como o reforço na reposição de sabão, a disponibilização de álcool em gel e estabelecimento de ações de comunicação focadas em orientar e proteger as pessoas. 

Conscientizar e treinar os operadores responsáveis pela limpeza também é parte do processo de implantar uma limpeza profissional segura na indústria. Porém, também é importante estimular os colaboradores. Enrico Vacaro, coordenador da RL Higiene, reforça que “cartazes, vídeos e materiais de comunicação ajudam a mudar a mentalidade do ambiente em prol do bem coletivo”. Treinamentos internos, palestras online e orientações em murais também podem ajudar nessa etapa. A colaboração de todos é essencial nesse momento.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar