• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Expomafe

O que a Inteligência Artificial não pode fazer pela sua indústria?

Diante de um cenário de tecnologia cada vez mais avançado, as percepções e expectativas podem acabar distorcidas. Esse foi o tema da palestra “Indústria 4.0: o que a inteligência artificial NÃO pode fazer por você”, do Prof. Tiago Sanches, do Instituto Mauá de Tecnologia. A palestra aconteceu no Parque de Ideias, no penúltimo dia de evento da EXPOMAFE 2019.

“Antes de considerar a inteligência artificial como uma solução mágica de problemas, é preciso questionar a própria indústria”, comentou. Para o palestrante, é necessário se perguntar: minha empresa está preparada para essa tecnologia? “Existem alguns problemas de percepção quando se trata de IA e machine learning. Eles precisam ser corrigidos antes da implantação da solução, para evitar frustrações e perdas”, afirmou.

3 pontos de atenção sobre Inteligência Artificial

Palestra atraiu visitantes no evento

Segundo o professor, três erros de percepção se destacam quando o assunto é IA. “O primeiro é acreditar que IA vai resolver sozinha os problemas da empresa. É preciso lembrar que a IA só aprende com exemplos e só responde a partir dos dados disponíveis. Ou seja: ela não é capaz de ir além dos dados fornecidos nem de imaginar soluções sozinha”, explicou.

O segundo ponto identificado é a sensação de que a IA aprende sem treinamento. “Embora seja capaz de aprender, a IA precisa ser ensinada. O processo de alimentação e construção da base de dados precisa ser considerado e pode levar bastante tempo. Assim, treinamento e a operação da IA são procedimentos separados”, disse.

De acordo com Sanches, o terceiro problema de percepção é o uso dos termos “automático” e “automaticamente”. “Soluções de automação não são, necessariamente, IA. Um procedimento pode ser automatizado sem uso de inteligência artificial”, apontou. Ou seja, é preciso questionar suas necessidades e compreender se existe demanda real por IA.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *