Indústria 4.0 by TOTVS

Principais mudanças no modelo de gestão para ter sucesso na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 vem transformando os modelos tradicionais de gestão da indústria, possibilitando o aumento de eficiência e produtividade, e ainda gerando maior retorno econômico para as empresas. Entre os maiores avanços notados, podemos destacar a facilidade de levantamento e organização de dados.

No entanto, a utilização dessas ferramentas tecnológicas implica em mudanças nas estruturas de funcionamento e comunicação da empresa, exigindo novas habilidades dos funcionários. Toda a gestão deve estar preparada para lidar com essas transformações promovidas pela Indústria 4.0.

Confira, a seguir, quais serão as principais mudanças na gestão da indústria com o advento da Indústria 4.0 e como os profissionais do ramo devem se preparar.

Qual é o modelo de gestão necessário para ter sucesso dentro do conceito de Indústria 4.0?

A nova forma de gestão da indústria busca o gerenciamento integrado de todos os setores da empresa, uma vez que os departamentos necessitam permanecer interconectados para trabalhar de forma conjunta.

A inclusão da cultura digital dentro do ambiente da empresa e a preocupação com a capacitação dos profissionais também são pontos importantes, com os quais os gestores devem se preocupar: os maiores problemas enfrentados pelas empresas na transição para o modelo de gestão da Indústria 4.0 são a falta de cultura digital, dificuldades de organização e falta das habilidades necessárias para lidar com as ferramentas promovidas pelo novo cenário.

“A indústria 4.0 caracteriza um novo paradigma de gestão e organização das indústrias e, dessa forma, os líderes empresariais têm uma tarefa suprema e precisam ter uma visão estratégica do negócio, além de estar preparados para entender as transformações e sua capilaridade de inter-relações do ambiente externo e interno da organização.” É o que explicam os professores Marco Antônio Fontoura de Albuquerque e Antonio Ramalho de Souza Carvalho, do curso de pós-graduação em Indústria 4.0 da FAAP, campus São José dos Campos.

Quais as mudanças nas equipes e profissionais na Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 requer que os dados corretos sejam identificados, efetivamente analisados e utilizados para seus devidos propósitos – de forma a permitir que as decisões certas sejam tomadas em todos os setores. Para isso, é importante que a empresa possua times de profissionais multidisciplinares, capazes de gerir o grande volume de dados que este novo modelo de indústria provê e garantir que todos os departamentos sejam capazes de trabalhar de forma organizada e integrada.

Assim, as empresas devem começar a buscar profissionais com perfil mais flexível em todas as áreas, que sejam capazes de transitar bem com os outros setores. Além disso, deve, também, ser analisado o melhor aproveitamento possível de colaboradores, buscando adaptar seus perfis às funções exercidas na empresa e aos departamentos com que precisam manter contato.

Como os gestores podem se preparar para as mudanças?

As empresas devem garantir que os seus funcionários compreendam as mudanças que a Indústria 4.0 implica na gestão da indústria e as formas com que eles podem fazer parte dela. Para isso, é necessário qualificar a mão de obra e oferecer capacitações frequentes para manter os funcionários atualizados das constantes mudanças do contexto industrial.

Além disso, é importante criar a cultura digital dentro do ambiente da empresa, desenvolvendo técnicas e propostas de retenção de talentos, uma vez que este cenário torna mais suscetível à troca de cargos e funções.

“O processo de mudança pode ser classificado como um aprendizado, em que a organização está constantemente reavaliando seus processos para detectar seus pontos fortes e fracos, e tentando realinhar possíveis erros cometidos em sua trajetória. Desta forma a flexibilização organizacional se torna necessária e os líderes devem assumir um papel de gestores da mudança, que, exercendo influência positiva sobre o comportamento de outras pessoas, as conduzirão ao atendimento e adaptação à nova realidade da indústria 4.0.”, concluem os professores.

Você está acompanhando as mudanças na gestão dentro da Indústria 4.0? Como lida com isso dentro da sua empresa? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *