A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça o vencedor do 1º Prêmio Startup da Indústria

Article-Conheça o vencedor do 1º Prêmio Startup da Indústria

FEIMEC TECH e Prêmio Startup da Indústria.png
Na FEIMEC 2024, pitch das dez startups concorrentes mostrou a diversidade de soluções de que a indústria dispõe para reduzir custos e agregar valor aos produtos

A tarde do quarto dia da FEIMEC 2024 foi de reconhecimento. Iniciativa inédita na feira, o FEIMEC Tech abrigou a primeira edição do Prêmio Startup da Indústria, do qual participaram as startups expositoras, patrocinadas pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

Cada uma das dez concorrentes teve cinco minutos para apresentar seus cases aos dois julgadores: Claudio Goldbach, palestrante internacional e fundador do Brazilian Indtechs in Germany, e a jornalista especializada em indústria, Karina Pizzini – ambos hosts do Boteco 4.0, podcast que participa da cobertura FEIMEC 2024.

“É um reconhecimento da tecnologia dentro da maior feira da indústria da América Latina”, disse Tulio Duarte, COO da Harbor, vice-presidente do ecossistema ACATE e apresentador do prêmio.

Antes de dar início aos pitch, Tulio explicou quais critérios seriam levados em conta para a escolha do vencedor: clareza do problema, sua solução e o valor que agregou ao cliente; e o impacto dessa solução na indústria.

Startup da Indústria: pitch 

Veja as startups que se apresentaram na FEIMEC Tech:

BIX: Apresentou seu vasto portfólio de cases com soluções para os mais diferentes problemas e tecnologias: motor de busca, qualidade de estradas, people analytics, chatbot e outros.

WA Solutions: Seu sistema inteligente de gestão de estoques proporciona maior previsibilidade ao se adaptar à alta volatilidade das demandas, nem sempre previstas pelo forecast.

Evolutize: a empresa nasceu do desenvolvimento de pequenos softwares, que evoluíram para uma solução ERP – primeiro no sistema Windows e, depois, como solução web. É customizado de acordo com o negócio do cliente.

Buuk: mais que um software e uma agência de publicidade, a empresa oferece gestão de estratégias de comunicação da indústria 4.0, com foco no usuário final, flexibilidade e inovação. 

Sismetro: desenvolveu um sistema completo de manutenção em ativos 4.0 que minimiza um dos maiores prejuízos da indústria, a parada de máquina. A solução aumenta a produtividade e reduz custos.

Harbor: seu sistema de inteligência industrial Livemes oferece informação em tempo real para diretores industriais tomarem decisão rápidas. Estima-se que o Brasil perca R$ 73 bilhões por ano devido à paralisação de máquinas no ambiente industrial.

Mip Wise: traz para o Brasil o Mip Stock, um otimizador de estoques acessível para pequenas e microempresas. Dotada de machine learning, a solução prevê a demanda, adequa com o lead time e gerencia riscos com precisão.

Opus Tech: tem um sistema de segurança digital que protege os ativos mais valorosos de uma indústria: os dados. Oferece seu ambiente em nuvem seguro e de alta performance a mais de 300 clientes no Brasil.

Sensus Tecnologia: a startup desenvolveu um sistema de gestão de entrega de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Esse agiliza o processo e gera relatórios (entrega, trocas, uso indevido) para comprovação em possíveis ações trabalhistas.

Metaverso: nasceu com o propósito de levar as indústrias para o Metaverso, um ambiente virtual imersivo 3D onde é possível simular desde eventos até monitoramento da linha de produção em tempo real.

E o vencedor é...

Chamado a apresentar o vencedor do 1º Prêmio Startup da Indústria, Claudio Goldbach admitiu que escolheu dois finalistas. 

Além dos critérios antecipados por Tulio, ele acrescentou que levou em conta aqueles que priorizaram a geração de valor em vez da redução de custos.

Coube a Karina Pizzini desempatar. E o vencedor foi...

Harbor, e seu sistema de inteligência industrial Livemes! 

“Nossa ferramenta aumenta a produtividade e diminui a falta de disponibilidade. Estou muito feliz por ganhar o prêmio”, comemorou Erica Bonsenhor, analista de Marketing da Harbor.

Para Tulio, o objetivo de avaliar os impactos que as startups causam na indústria foi alcançado. “Este é o primeiro prêmio de muitos”.

Novidade na FEIMEC, o FEIMEC Tech é uma iniciativa para promover e disseminar conteúdos voltados à tecnologia aplicada na indústria, por meio de área de exposição de startups, rodadas de negócios, palestras e talks.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar