Indústria 4.0 by TOTVS

Indústria 4.0: qual é o impacto no mercado de trabalho?

Compreenda as mudanças que a Indústria 4.0 provoca no mercado de trabalho através da transformação e do surgimento de profissões

As transformações que a Indústria 4.0 traz para as empresas são inúmeras e, assim como as indústrias vão receber tecnologias que permitem um novo tipo de organização e produção, todos os processos relacionados também terão que se adequar a este novo modelo. Com o mercado de trabalho não é diferente: os profissionais deverão se preparar para as novas formas de trabalho com o auxílio da tecnologia da Indústria 4.0, pensando na adaptação desta transição.

“Assim como em outras revoluções, as profissões vão mudar. Sempre me pergunto quantas profissões existem hoje que não existiam há 20 anos, e quantas existirão daqui 20 anos. As tarefas mais operacionais tendem a sumir. Neste sentido, especialização, capacitação e estudo devem ser buscados pelos profissionais”, analisa o Prof. Dr. Douglas Rafael Veit, coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial, Engenharia de Produção e do MBE em Manufatura Avançada da UNISINOS, além de pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem. 

Acompanhe, a seguir, mais informações sobre a mudança no mercado de trabalho causada pela Indústria 4.0.

Quais são as novas profissões que a Indústria 4.0 traz?

As profissões que a Indústria 4.0 apresenta são relacionadas às novas tecnologias empregadas em todas as áreas da indústria. Assim, em cada nicho, as profissões existentes deverão se adaptar às evoluções que a Indústria 4.0 traz para os seus produtos e processos.

Na área automotiva, por exemplo, vão ser valorizadas ocupações relacionadas às áreas de programação e mecânica dos controles eletrônicos, telemetria e informática veicular, por exemplo, além de mecânicos de veículos híbridos.

Na área de tecnologia da informação e comunicação, por sua vez, vão ser necessários especialistas em análise da Internet of Things e da Big Data, além de engenheiros de softwares de gestão e cibersegurança para as empresas.

Quanto ao setor de máquinas, vão haver profissionais preparados para manutenção da automação industrial e projetistas para as tecnologias 3D.

Da mesma forma, todos os outros setores terão que transformar sua forma de se relacionar com os novos produtos e tarefas que a Indústria 4.0 apresenta, desde os modos de produção até a gestão organizacional e comunicação interna da empresa.

Como os profissionais podem se preparar para a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 oferece uma variedade de inovações que podem ser aplicadas às mais diversas áreas. Os profissionais devem procurar sempre se informar das atualizações disponíveis no mercado e aprender sobre elas.

As empresas vão passar a trabalhar com equipes mais multidisciplinares, que sejam capazes de compreender o funcionamento da indústria como um todo – e não apenas de suas especialidades.

Por isso, é de grande importância que os profissionais e as empresas busquem a capacitação de seus funcionários quanto a este tipo de visão e o funcionamento das novas ferramentas de gestão e produção que a Indústria 4.0 traz, através de cursos, treinamentos e especializações. Desta forma, serão capazes de passar pela transição para este novo modelo de indústria e se adaptar às suas particularidades.

“Os profissionais devem estar atentos ao conjunto de tecnologias que estão aparecendo gradativamente e se adaptar a elas. Essa adaptação não deve ser somente deles, mas também dos currículos dos cursos profissionalizantes, cursos superiores, de extensão, etc. É um movimento que deve ser sistêmico e não isolado”, alerta o professor Veit.

Você já conseguiu identificar as principais mudanças causadas pela Indústria 4.0 no mercado de trabalho? Como a sua empresa está lidando com isso? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Totvs_voz da industria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *