A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entender o consumidor é fundamental para o sucesso da Indústria 4.0

Article-Entender o consumidor é fundamental para o sucesso da Indústria 4.0

consumidor-industria-4.0

Confira o conceito de Marketing Digital Industrial e compreenda a importância de entender as necessidades do consumidor na Indústria 4.0

Compreender a demanda do consumidor é vital na sobrevivência de qualquer negócio e na Indústria 4.0 isso não é diferente. A internet alterou a forma com que as empresas se comunicam com seus clientes e ampliou os canais de comunicação, incessantemente atualizando os aspectos dos negócios digitais.

Para as empresas, isso significa a constante necessidade de elaboração de estratégias – de vendas, de comunicação, de atração de clientes, entre outras – que demandam um bom entendimento do seu público para ser bem-sucedidas.

Confira, a seguir, como o Marketing Digital influencia a Indústria 4.0 e a importância de a empresa buscar compreender o seu consumidor.

O Marketing Digital na Indústria 4.0

O Marketing Digital utiliza canais digitais, como as redes sociais, para promover seu objeto a um público-alvo específico. Para as indústrias, ele deve buscar particularizar as estratégias de cada empresa. Como o setor industrial é um dos mais amplos e ricos do país, é necessário destacar a sua empresa em relação às concorrentes para atrair os consumidores – e, pelos mesmos motivos, o investimento em uma estratégia de marketing bem-sucedida pode gerar um enorme índice de retorno sobre investimento.

Dalva Maria Righi Dotto, professora de Marketing nos cursos de Administração e Gestão do Turismo, na Universidade Federal de Santa Maria, explica:

“O marketing digital pressupõe um consumidor mais ativo, interligado e, consequentemente, com quantidade e qualidade de informações em um patamar que o torna mais capacitado e seletivo no momento da decisão de compra. Com base nesta premissa, as empresas devem acompanhar este processo sendo proativas para atender de forma plena e individualizada as exigências do consumidor. Neste contexto, pode-se inferir que existem duas perspectivas relevantes que determinarão a efetividade do marketing digital: o desempenho e a amplitude do uso que a empresa faz do marketing digital e o conteúdo a que o consumidor tem acesso.


Leia também:

Entenda o que é a Industria 4.0 e quais são seus impactos

Energia pode ser economizada com adoção da Indústria 4.0

Fast Analytics: por dentro da análise de dados na Indústria 4.0


A importância de compreender a perspectiva do consumidor da Indústria 4.0

A gama de opções e o acesso à informação que a internet oferece proporcionou o empoderamento dos consumidores, que têm o poder de escolha de seu produto ou serviço fundamentado no que cada empresa lhe oferece. Com tantas opções similares, a experiência de compra passa a ter relevância sobre o poder de decisão de compra do cliente – que busca um atendimento rápido, personalizado e eficiente.

Além disso, é importante conhecer os hábitos do consumidor. O marketing digital permite estabelecer uma comunicação próxima com o público-alvo, o que oferece a oportunidade de estudar suas preferências e conhecê-lo melhor. Assim, é possível elaborar estratégias direcionadas, ajudando a empresa a se tornar mais relevante para a sua audiência, construir um relacionamento com o público e alcançar melhores resultados.

“Em relação à perspectiva do consumidor, inicialmente deve-se considerar as inúmeras formas de acesso que estão disponíveis e, também, ponderar as interações destes com empresas concorrentes, pois é uma prática recorrente a busca de informações em links empresariais antes da decisão final de compra. Os conteúdos disponibilizados devem ser atrativos, de fácil acesso e compreensão e, destacadamente, reunir uma grande quantidade de informações e de interatividade. Ressalto que a interatividade deve contemplar a rapidez de resposta/retorno empresarial para as solicitações dos consumidores.”, analisa Dotto.

O processo de decisão de compra na era digital

Com a internet, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. Com a facilidade de acesso à informação, os consumidores fazem buscas a respeito dos produtos e das empresas que trabalham com eles antes de finalizar a compra. Portanto, entender as qualidades que os clientes buscam e apresentar as vantagens dos seus produtos valoriza a sua empresa e a mantém competitiva no contexto da Indústria 4.0.

“Sumariamente, constata-se que, com a universalização do acesso à internet, a utilização do marketing digital é indispensável para qualquer empresa, e que a competitividade entre os concorrentes se dá pela forma como os consumidores percebem e utilizam os websites e as suas experiências positivas vivenciadas”, conclui a professora.

Você já conhecia a importância de entender as necessidades do consumidor na Indústria 4.0? Como a sua empresa lida com essa mudança na relação com o cliente? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de TOTVS

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar