A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

manufatura aditiva impressão 3D indústria automotiva Divulgação - Wishbox Technologies

Impressão 3D reduz custo com ferramentaria de moldes automotivos

O uso de impressão 3D para planejamento de protótipos ajuda indústrias de moldes automotivos a reduzir custos. Confira vantagens da manufatura aditiva!

A manufatura aditiva tem ganhado espaço em indústrias de diversos segmentos. Capaz de acelerar processos e reduzir custos, a implantação de impressão 3D, principalmente para o desenvolvimento de protótipos, permite que a ferramentaria observe vantagens nos processos. Indústrias fabricantes de moldes automotivos, por exemplo, podem se beneficiar do uso dessa técnica. 

Ao incorporar o uso da impressão 3D no desenvolvimento de protótipos e para a avaliação das aplicações, indústrias de moldes automotivos podem reduzir em menos de uma semana o tempo de desenvolvimento de protótipos, além de diminuir custos. “Empresas tradicionais que não se derem conta ou que não reconhecerem que precisam se reinventar nos dias atuais estão fadados a desaparecer cada vez mais em um curto espaço de tempo. O processo de implantação da impressão 3D é um exemplo que está revolucionando a nossa engenharia e já impactou na imagem da empresa junto aos nossos principais clientes”, comenta Gunther Faltino diretor superintendente da Riosulense, indústria catarinense de moldes automotivos que incorporou a técnica em seus processos. 

Vantagens da implantação de impressão 3D na fabricação de moldes

Para Rodrigo Marin, diretor da Wishbox Technologies, especializada em soluções na implementação da manufatura aditiva em empresas, existem três grandes vantagens ao implementar a impressão 3D na fabricação de moldes: tempo, custo e sigilo industrial. "Quando falamos em lançamentos de produtos, velocidade é um fator determinante para se destacar entre os concorrentes, e com essa técnica pode-se economizar tempo na confecção de um molde", defende. "Além disso, podemos destacar o custo de fabricação da ferramenta que é bem menor com a impressão 3D do que nas outras técnicas.  Outro ponto importante é que as ferramentas são fabricadas internamente com a impressora 3D, evitando a contratação de terceirizados, o que economiza tempo com os prazos do prestador de serviços e logística, além de manter o projeto em absoluto sigilo industrial", completa. 

Ao utilizar a técnica de manufatura aditiva, não existe limitação de tamanho para a peça final, uma vez que a ferramenta pode ser feita em partes. "Porém, existe limitação na tecnologia de impressão 3D. Isso porque não é qualquer tipo de equipamento que consegue fazer essas ferramentas. Além da máquina certa, você vai precisar das técnicas certas para conseguir uma boa extração", reforça o especialista. 

Capacitação e treinamento

Para o diretor, é indispensável apostar na capacitação dos engenheiros e projetistas para a utilização da impressora 3D. "Durante o treinamento vamos ensinar os operadores todas as técnicas necessárias para ter impressões de sucesso. Porém, para fazer estes tipos de ferramentas não basta entender como utilizar a impressora. É necessário conhecimento técnico na modelagem da ferramenta, ou seja, precisa ter um conhecimento prévio antes da implementação da tecnologia de manufatura aditiva", aponta Marin. 

Na aplicação da técnica na fábrica de moldes automotivos, a manufatura aditiva reforçou o relacionamento e o atendimento com ao cliente. “Nosso processo de venda consiste no sucesso do cliente e, portanto, não estamos dispostos a vender apenas o equipamento, mas a solução à fábrica que precisa reduzir o tempo de desenvolvimento das peças. Inicialmente, o engenheiro não tinha uma rápida resposta dos clientes quanto aos ajustes nos moldes. O processo de ferramental levava cerca de 2 a 3 semanas para ser concluído, o que uma impressora 3D poderia realizar em questão de horas”, explica o diretor da Wishbox Technologies. 

O desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos gera tempo e os gastos reduzidos. A metodologia também oferece a oportunidade de desenvolver a criatividade em todo o processo até as medidas de execução. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar