A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soft skills para profissionais da indústria 4.0

soft skills para profissionais da industria 4.0.jpg
Entenda quais são os principais soft skills para profissionais da indústria 4.0 e veja como essas habilidades impactam no sucesso do setor.

Impactado pela 4ª Revolução Industrial, o mercado de trabalho vem passando por significativas mudanças. Prova disso são as exigências indiretas por habilidades comportamentais (conhecidas como soft skills para profissionais da indústria 4.0) que rapidamente começam a ganhar os holofotes do setor.

Essa foi, inclusive, a projeção de um estudo “The future of jobs”, realizada em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial.

Essa projeção indicava que, no ano de 2020, algumas seriam as habilidades que os trabalhadores precisariam adquirir para mudar e se enquadrar a um padrão mais comportamental, principalmente em virtude da avalanche de novos produtos, tecnologias e formas de trabalhar.

Saiba mais sobre as principais habilidades comportamentais e entenda por que as soft skills para profissionais da indústria 4.0 são cada dia mais importantes diante de tantos avanços tecnológicos.

Principais soft skills para profissionais da indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial, que inclui desenvolvimento em campos anteriormente desconexos, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, robótica, nanotecnologia e impressão 3-D, causará uma verdadeira ruptura, não apenas nos modelos de negócios, mas, também, nos mercados de trabalho.

Assim, o desenvolvimento de habilidades comportamentais – as chamadas soft skills – tende a se tornar tão importante quanto a qualificação técnica e mais tradicional de profissionais da indústria, como explica Gabriel Sowmy, CCO da Npw Digital:

“Os Soft Skills são profissionais que possuem um conjunto de diferentes habilidades, traços de personalidades e atributos que muitas vezes são necessários para o sucesso em uma função específica, caso de alguns processos da indústria”.

Alguns são os exemplos de soft skills para profissionais da indústria 4.0, tais como: comunicação, adaptabilidade, criatividade, resolução de problemas complexos, liderança, pensamento crítico entre outros.

Mas, segundo o estudo do Fórum Econômico Mundial, três delas ganham maior importância no atual contexto:

  • Resolução de problemas complexos;
  • Pensamento crítico;
  • Criatividade.

Resolução de problemas complexos

Além de exigir a habilidade de solucionar problemas corriqueiros, essa skill faz relação à capacidade de o profissional enxergar problemas, ponderar diferentes perspectivas, avaliar detalhes, mobilizar recursos e tomar decisões de forma mais segura para encontrar respostas para problemas complexos.

“Este profissional costuma focar sempre na solução para poder resolver problemas mais complexos, buscando sempre criar possibilidades através de um olhar diferente para o desafio apresentado”, complementa o COO da Npw Digital.

Assim, para desenvolver a habilidade para melhor resolução de problemas, há a necessidade de priorizar algumas ações, como:

  • Focar na solução e não no problema;
  • Definir claramente qual o problema;
  • Simplificar as coisas e listar o máximo de soluções possíveis;
  • Tentar mudar sua abordagem e olhar as coisas de uma nova maneira;
  • Usar uma linguagem que cria possibilidades

Pensamento crítico

Você é um profissional que consegue avaliar as alternativas, prós e contras, riscos e oportunidades das situações do dia a dia?

Então, pode comemorar, pois o pensamento crítico é uma das principais soft skills para profissionais da indústria 4.0 procuradas hoje em dia.

O pensamento crítico mais avançado é uma das soft skills essenciais dentro do ambiente industrial.

“Esses profissionais procuram usar seu conhecimento, experiência e pensamentos para tomar a melhor decisão possível. Essa habilidade também inclui aprender com suas experiências anteriores para melhorar a si mesmo, evitar erros e fazer melhores escolhas no futuro”, explica Gabriel Sowmy.

Dessa forma, algumas ações podem ser realizadas para desenvolver o pensamento crítico, como:

  • Pensar em melhorias;
  • Analisar falhas e erros;
  • Considerar prós e contras;
  • Usar Mapas Mentais;
  • Considerar o risco e a recompensa;
  • Pensar em novas ideias

Processo criativo

Engana-se quem pensa que apenas para funções artísticas que a criatividade é uma skill necessária. Com a evolução da tecnologia alinhada à indústria 4.0, o processo criativo ganha uma importância significativa para profissionais do setor.

Sowmy explica que o pensamento criativo é uma habilidade que permite que qualquer profissional considere as coisas de uma nova perspectiva e ângulos diferentes. “A criatividade é um processo de pensamento inventivo que resulta em conclusões surpreendentes e novas maneiras de fazer as coisas”, diz.

Sendo uma soft skill, a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida. Para conquistar essa habilidade comportamental de pensamento criativo, é preciso adotar um brainstorming ou pensamento lateral para gerar novas ideias.

Segundo o COO da Npw Digital, a criatividade apoia a inovação e melhora a produtividade dentro de uma empresa, e ajuda, também, a encontrar o sucesso no fracasso, encorajando a solução dos problemas.

“Os empregadores das indústrias querem pensadores criativos porque isso beneficia seus resultados financeiros”, comenta.

Por fim, empresas que estimulam o desenvolvimento de soft skills para profissionais da indústria 4.0, ou seja, que exercem a criatividade, a resolução de problemas complexos e dão prioridade ao processo criativo, são aquelas que tendem ter mais crescimento de suas receitas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar