A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tendências tecnológicas para a indústria

Tendências tecnológicas para a indústria aceleradas em 2020

A pandemia trouxe sérias consequências, mas gerou muitas oportunidades, acelerando tendências tecnológicas para a indústria. Saiba mais!

Olhar para o futuro e identificar tendências tecnológicas para a indústria que sejam relevantes permite que empresários se preparem antecipadamente e possam se beneficiar com as oportunidades que inovações emergentes oferecem.

Naturalmente, as principais tendências tecnológicas são moldadas ao longo dos anos, principalmente no quesito de modernização de processos, para que tragam benefícios de forma mais lenta, sem a necessidade de pressão do mercado.

Porém, algumas das tendências tecnológicas para a indústria que estavam previstas para os próximos anos foram aceleradas e tiveram sua implantação ocorrida ainda em 2020, principalmente em decorrência dos sérios impactos que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o setor industrial.

Saiba quais são as tendências implementadas antes do previsto para enfrentar o impacto da pandemia e entenda por que um dos momentos mais desafiadores da história moderna vem fazendo com que o setor industrial passe por uma acelerada transformação digital.

Como a pandemia acelerou tendências já previstas por analistas

A crise do novo coronavírus representa um sério problema de saúde mundial, mas temos que concordar que ela tem sido uma verdadeira catalisadora de tendências. Há muito se falava, por exemplo, no crescimento do trabalho remoto, do aumento da utilização de serviços de entrega, bem como atendimentos em telemedicina.

Estas tendências também se alinham ao setor industrial. Carlos Delich, Presidente da ZF América do Sul, acredita que as tendências tecnológicas não apenas ditam, mas acompanham os hábitos e os valores das pessoas.

Mas, o que antes eram serviços e funções indicados como tendências, agora, formam o “novo normal” em razão da atual crise: “a pandemia trouxe um impacto, ainda de extensão exata desconhecida, na economia, na política e, claro, nos negócios, proporcionando mudanças substanciais na maneira em que vivemos, mas também reforçou costumes e antigas necessidades”.

Neste cenário, o World Economic Forum listou as principais tendências aceleradas pela pandemia da COVID-19, e que mostram como a transformação digital e as tecnologias podem tanto ser adotadas para reduzir a disseminação do coronavírus quanto para ajudar o setor industrial a permanecerem funcionando.

Tendências tecnológicas para a indústria que se aceleraram em 2020

A pandemia do novo coronavírus despertou a necessidade de as empresas reavaliarem seus planos, projeções e estratégias, e muitas das tendências tecnológicas para a indústria precisaram ser aceleradas para que o setor continuasse funcionando, na medida do possível, a exemplo da digitalização, automação e flexibilização nos processos.

Divulgação ZFtendências tecnológicas para a indústria.png

O Presidente da ZF América do Sul complementa: “as tendências tecnológicas para a indústria podem ser observadas na prática, por meio das linhas de produção inteligentes, conectadas e flexíveis; adoção do home-office para a área administrativa; ferramentas digitais para atendimento e serviços, etc..”.

Essas tendências são observadas tanto no Brasil quanto em todo o mundo em diferentes escalas, e, por vezes, em formatos distintos, estando sempre adaptadas às características locais.

A COVID-19 acelerou tendências e gerou muitas oportunidades

O cenário proporcionado pela COVID-19, apesar de seus efeitos negativos principalmente no curto prazo até médio prazo, pode criar oportunidades sem precedentes para a indústria brasileira.

“Se soubermos aproveitar esta aceleração de tendências, aliada a melhorias em aspectos relacionados à competitividade e sustentabilidade dos negócios, a indústria pode sair fortalecida no pós-pandemia”, acredita Delich.

Embora a pandemia tenha trazido novas tendências de digitalização e tecnologia, é preciso seguir investindo, inovando e buscando meios para atender plenamente às demandas de mercado.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar