Gestão

Já pensou em terceirizar o serviço de impressão 3D na sua indústria?

Há tempos temos falado por aqui que a  impressão 3D – também chamada de manufatura aditiva – já é uma realidade em diversas indústrias brasileiras e que o seu crescimento tende a ser cada vez maior no setor, seja para o desenvolvimento de protótipos, peças finais ou ferramentas específicas.

Ao contrário do processo de usinagem tradicional, no qual a fabricação de uma peça consiste na retirada progressiva do cavaco de grandes pedaços metálicos para alcançar o produto final, com a impressão 3D, laser e pó metálico constroem qualquer componente desejado, baseado em um modelo digital, possibilitando a impressão de peças complexas de uma só vez, com a quantidade exata de matéria-prima necessária para sua confecção, diminuindo o tempo e o custo de produção em larga escala.

Diante disso, a indústria que pretende adotar este método de manufatura no próximo ano pode optar pela impressão 3D terceirizada, uma alternativa viável para quem precisa de poucas peças de determinado produto e não quer esperar meses para recebê-las de um fornecedor.

“Quando a indústria tem uma demanda esporádica e trabalha com uma gama diversificada de materiais, terceirizar o serviço pode ser a melhor solução, pois somente empresas especialistas no assunto poderão atender a todos requisitos”, explica Luiz Fernando Dompieri, General Manager da 3D Systems Latam.

Além disso, o investimento em equipamentos específicos para a manufatura aditiva tende a não ser atraente para as empresas que tenham uma pequena demanda, pois o retorno do investimento pode ser baixo. Por isso, a compra torna-se uma boa opção apenas quando há uma produção constante e em larga escala, assim como o desejo de  desenvolver protótipos sem a necessidade de um maquinário industrial.

Benefícios

No caso da impressão 3D terceirizada, entre os benefícios, destaca-se o fato de que faltam profissionais no mercado que saibam fazer, por exemplo, a modelagem e operar os softwares necessários para a impressão – e sem isso, mesmo com as máquinas adequadas, não se consegue imprimir nenhum objeto.

Dessa forma, se a indústria precisa fazer esse tipo de serviço, só que em pequena escala, a impressão 3D terceirizada é a melhor saída, já que os custos são apenas da terceirização – despesas com impressoras específicas e a contratação e o treinamento dos profissionais não entram nesta conta.

Em resumo, com a impressão 3D terceirizada, é possível diminuir os tempos de produção, acelerar interações e reduzir os ciclos de vida relacionados ao desenvolvimento das peças.

Quer saber mais sobre a impressão 3D terceirizada na indústria? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *