A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

manutenção prescritiva na indústria

Como a manutenção prescritiva ajuda sua indústria?

Saiba mais sobre o conceito de manutenção prescritiva e veja como ela vai ajudar as indústrias a preverem e mitigar falhas mais rapidamente.

Implementar novas estratégias que visem otimizar a manutenção é parte fundamental do trabalho de muitos gestores industriais, representando um verdadeiro desafio para eles. Nestes casos, a adoção da manutenção prescritiva vem sendo a chave para prever falhas, permitindo mitigá-las mais rapidamente.

Fazendo uso da machine learning e da inteligência artificial, muitos são os sistemas capazes de ler e acompanhar, em tempo real, os dados das máquinas industriais, cruzando informações e recursos, permitindo a prescrição ou não da manutenção.

Saiba mais sobre a manutenção prescritiva e veja como esse processo ajuda todo tipo de indústria a manter seu desempenho produtivo por muito mais tempo.

Manutenção prescritiva: o que é e como ela contribui com a indústria?

A manutenção prescritiva é um conceito que nasceu com a Indústria 4.0, principalmente em decorrência das possibilidades geradas pelas novas e modernas tecnologias, como machine learning e inteligência artificial.

Marcos Santos, CEO da Aquarela Advanced Analytics, explica que esse conceito é caracterizado como um sistema que prescreve ou recomenda quais procedimentos devem ser feitos, incluindo quais componentes precisam ser trocados e qual deve ser sua ordem de execução.

Por meio da tecnologia, um sistema de recomendação prescritiva é criado a partir do aprendizado de máquina de centenas, milhares ou milhões de ocorrências, além, é claro, a extração top down de conhecimento de especialistas”, explica.

Segundo Santos, um sistema como esse acumula o conhecimento prático de milhares de horas de trabalho (obtidas via big data) e centenas de especialistas. “Todo esse conhecimento proporciona uma taxa de acerto muito alta. Podemos usar como exemplo os sistemas criados para o setor Aeronáutico, a partir dos quais atingimos resultado na ordem 18 a 30% superiores ao desempenho dos especialistas”, completa.

Vantagens da manutenção prescritiva para as indústrias

O setor industrial vive, hoje, uma verdadeira virada de paradigma - estamos saindo da Indústria 3.0 para a já tão falada Indústria 4.0.

Assim, quando pensamos na quantidade de dados do sistema e na estratégia da manutenção, a manutenção prescritiva está muito à frente dos demais processos. Por meio da utilização de multidados, os técnicos têm um número de informações muito maior, permitindo uma análise preditiva mais eficaz, aumentando as chances de tomadas de decisão mais assertivas.

Segundo Marcos Santos, o uso dessas tecnologias engloba muita coisa. “A manutenção prescritiva permite, primeiramente, a redução de custos, mas passa, também, pelo aumento da disponibilidade de máquinas e equipamentos, permitindo a melhoria da qualidade dos processos e dos produtos”.

Já na atual conjuntura de pandemia, o CEO ressalta a importância da tecnologia na redução de aglomeração de pessoas provocada pela COVID-19: “o uso de sistemas inteligentes de manutenção diminui a necessidade de grandes equipes de manutenção, fato que está em concordância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde”.

Machine Learning e Inteligência Artificial: dados e mais dados para a indústria

Por muito tempo, a engenharia de manutenção das indústrias não contava com uma ferramenta com potencial de coleta e análise de uma grande quantidade de dados que permitisse a adoção da manutenção prescritiva.

Mas, com o advento da Machine Learning e da Inteligência Artificial - alinhados à Indústria 4.0 - há uma movimentação bem intensa para apoiar a implementação deste conceito nas Indústrias.

Marcos Santos explica que essas tecnologias permitem a extração do conhecimento da grande quantidade de dados acumulados nos sistemas de manutenção logs, e reports: “a IA consegue encontrar os padrões mais complexos intrincados no meio da montanha de informação obtida por sensores. Assim, além de encontrar os padrões, essa tecnologia preenche as lacunas de conhecimento por meio de inferências e projeções”.

Dessa forma, com a adoção dessas tecnologias, é possível antecipar variadas ocorrências, mesmo antes que elas aconteçam (o que chamamos de manutenção preditiva), e, também, prescrever procedimentos nunca antes tentados por meio do preenchimento de lacunas de conhecimento.

Portanto, a Manutenção Prescritiva e suas vantagens, certamente, são consideradas por muitos gestores como sendo o futuro da manutenção industrial.

TAG: Inovação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar