A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias

3 oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias

Aproveitar as oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias pode levar o seu negócio a outro patamar. Saiba mais!

As oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias abrem muitas possibilidades para o setor. São opções que geram maior competitividade, melhorem e automatizem processos e otimizem sua produção. Ou seja: levem o pequeno empresário para a era da Indústria 4.0.

No entanto, a adesão a certas inovações ainda é incipiente no Brasil. É o que explica o coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial da Unisinos, Douglas Veit. “Estamos atrasados tecnologicamente. O mundo está na fase da estabilidade das tecnologias da Indústria 4.0. Então, ou damos um salto e avançamos, ou seremos cada vez menos competitivos e a consequência disso é trágica”, comenta.

A manufatura avançada, como também é chamada a Indústria 4.0, requer investimento. Entretanto, sobretudo quando falamos de pequenas indústrias, é preciso ser certeiro na escolha de onde investir. Nesse sentido, Veit vê que as oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias estão ligadas principalmente a Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

“Essas novidades são de extrema relevância, e podem suportar os gestores na tomada de decisão e até, em alguns casos, tomar as decisões sozinhas, de acordo com uma série de histórico de dados e do estudo dos padrões de comportamento dessa série”, salienta o especialista.

Oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias

1. Big Data

Com o Big Data, tudo aquilo que está disponível online sobre o histórico de produção e vendas da empresa é varrido e agrupado em um grande banco de dados. Hoje, seu uso é mais comum em estratégias de marketing e vendas. Seu uso pode ser focado na fidelização de clientes, mas seu potencial é muito mais abrangente. e deverá ser mais explorado nos próximos anos.

2. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) tem seu futuro diretamente relacionado com a computação na nuvem. Em um processo considerado irreversível de digitalização dos negócios, demandas de estrutura física, como data centers, deixam de existir.

No digital, o pequeno empreendedor vê seus custos reduzidos. Com isso, aumenta suas chances de competição com o grande empresário.

Assim, empresas e consumidores poderão ter maior controle sobre suas mercadorias. Sua localização, por exemplo, pode ser determinada com precisão a partir do próprio objeto.

Além disso, na área da gestão é possível ter total controle de entrada e saída de mercadorias do estoque. Sempre de forma remota, ágil e precisa.

3. Inteligência artificial

Outra das oportunidades tecnológicas para pequenas empresas é a Inteligência Artificial. A AI permite que os robôs aprendam com as atividades realizadas e, assim, aprimorem as suas habilidades. Trata-se de uma combinação de várias tecnologias. Conjuntas, elas permitem que as máquinas percebam, compreendam, atuem e aprendam por conta própria as atividades humanas.

A IA favorece a redução dos erros de produção, pois, depois de treinados, os algoritmos inteligentes conseguem desempenhar tarefas produtivas que são suscetíveis a erros em processos executados por humanos. Isso proporciona o aumento da produtividade e a diminuição de retrabalhos e problemas de manufatura de peças.

Você já conhecia essas oportunidades tecnológicas para pequenas indústrias? Pensa em aplicar alguma delas ainda neste ano em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar