A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Impressão 3D de metal

Impressão 3D de metal é solução para peças complexas

Dentro e fora da indústria, a impressão 3D vem ganhando espaço. No segmento industrial, a impressão 3D de metal chega como uma solução para peças complexas. Permitindo um controle cada vez maior do planejamento e do resultado de cada peça, o processo agrega valor e otimiza a qualidade da produção.

Versáteis, os equipamentos para impressão 3D de metal podem utilizar materiais variados. "A impressora pode utilizar qualquer tipo de metal, do ouro ao titânio, da prata ao inox", aponta Ricardo Lerner, Diretor do Grupo Bener. O grupo está presente na EXPOMAFE 2019 no estande da Makino.

Versatilidade, complexidade e otimização

As aplicações da impressão 3D de metal são diversas. Próteses médicas e dentárias, por exemplo, podem ser impressas nesse tipo de equipamento. Setores com necessidades específicas e alto nível de exigência, como o automotivo, também podem se beneficiar da tecnologia. "A impressão 3D permite a produção de peças que não podem ser feitas com a usinagem tradicional", conta Lerner. "Podem ser impressas peças maciças já com canais de refrigeração internos, por exemplo. Quanto mais complexa a peça, maior a aplicação da impressão", pontua.

Quando se considera o volume de produção, a impressora 3D também pode representar uma vantagem. "Dependendo da área da impressora, é possível produzir 10 peças ao mesmo tempo. Ou seja, no mesmo tempo em que uma máquina de cinco eixos produz uma peça, a impressora consegue produzir 10", compara Lerner.

Hoje, o sistema pode ser aplicado em indústrias de portes e segmentos diversos. O único limitador, nesse caso, é o tamanho. "Por enquanto, é possível produzir peças de até 400 x 400 x 300", completa.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar